Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2006 - 12h17

Copa-2006 deve aumentar uso de internet residencial

Publicidade

da Folha Online

Durante a Copa do Mundo da Alemanha (de 9 de junho a 9 de julho), os brasileiros devem intensificar o uso da internet residencial em busca de informações sobre esportes e replays de lances importantes. A estimativa é do Ibope//NetRatings, que contabiliza o número de internautas domésticos no país.

"Em 2002, o horário dos jogos da Copa do Mundo e a baixa penetração da banda larga eram empecilhos para o uso da rede", compara Marcelo Coutinho, diretor-executivo do Ibope Inteligência. Ainda assim, afirma, a audiência domiciliar dos sites esportivos aumentou mais de 40% naquele ano, na época da Copa.

De junho de 2002 para dezembro de 2005, o número de internautas brasileiros que têm conexão rápida em suas casas passou de 1,5 milhão para 7,4 milhões. No ano passado, 3,2 milhões dos usuários com acesso doméstico à internet visitaram sites de esporte --aumento de 43% em relação a 2004.

"A televisão ainda será o meio mais usado para acompanhar os jogos ao vivo durante a Copa. No entanto, o fato de as disputas ocorrerem principalmente à tarde [horário brasileiro] deve gerar um grande aumento no uso da rede antes e depois de cada partida, mesmo no ambiente de trabalho", afirma Coutinho.

Navegação

Em janeiro deste ano, os brasileiros navegaram em média 18 horas pela internet em suas casas --em dezembro, o tempo foi parecido: 17 horas e 58 minutos. Assim, o Brasil manteve a liderança no uso residencial em relação a outros países onde a medição é feita.

Entre dezembro e janeiro, o número de usuários ativos apresentou queda, como geralmente acontece durante as férias: foi de 12,2 milhões para 12,03 milhões.

Leia mais
  • Número de internautas cresce 12,4% no Brasil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre internet no Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página