Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2006 - 14h53

Diário de Hanover: Neve e mala perdida antes do show high tech

Publicidade

da Folha Online

A seguir, a repórter Juliana Carpanez, enviada especial da Folha Online a Hanover (norte da Alemanha), relata curiosidades e impressões sobre os bastidores da maior feira de tecnologia e telecomunicações do mundo (Cebit 2006), que começou na última quinta-feira (9) e termina na próxima quarta-feira (15).

Mala perdida

Em Hanover, alguns alemães não gostam de perguntas. Na agência da companhia aérea Lufthansa, uma atendente começa informando que havia cerca de 25 mil malas "perdidas" por conta da quantidade de turistas que visitam a Alemanha durante a Cebit.

Questiono se o número se referia apenas a Hanover ou a todo o país. A resposta: "Que eu saiba você não teve problemas com sua bagagem, então, não entendo a sua curiosidade". Silêncio.

Táxi

Pegar um táxi no aeroporto de Hanover significa embarcar em um "centro ambulante" de tecnologia. O motorista conta com um sistema GPS, o que torna sua profissão fácil, fácil. Ele tem ainda um "headset" (fone de ouvido com microfone) que funciona via "Bluetooth" (conexão sem fio).

Ele digita o endereço em seu computador de bordo e, em segundos, ganha a assessoria de uma alemã que narra o caminho a ser feito. Se o usuário não entender a língua, nada de pânico: ela literalmente desenha em uma pequena tela o caminho a ser feito pelo motorista.

Depois de testemunhar essa tecnologia sobre rodas, desembolso sem dó os 30 euros cobrados (cerca de R$ 80). Sim, é caro. Não resta dúvida de que a corrida de táxi faz parte do show.

Neve

Como turista, sempre adorei neve. Só não conhecia o potencial perturbador deste fenômeno meteorológico quando se está trabalhando.

Como a feira é formada por diversos pavilhões, mudar de um espaço para outro torna-se um sacrifício --a travessia exige que o visitante coloque de volta todos os acessórios de frio retirados nos espaços fechados (e quentes).

Nem meu tênis "impermeável" de esportes aquáticos --compra motivada pela estética do calçado-- conseguiu manter do lado de fora a água formada pela neve das ruas de Hanover.

Roupa

Se você pretende ir a Telexpo, que se encerra hoje na Expo Center Norte em São Paulo, e não sabe o que vestir, siga a dica: em Hanover, a moda entre os homens é camisa rosa clara e gravata com tons em rosa escuro. Caso alguém faça brincadeiras maldosas a respeito da escolha da cor, diga que é moda na maior feira do setor de tecnologia do mundo. Pode pegar bem.

A jornalista viajou a Hanover a convite da Hannover Fairs do Brasil

Leia mais
  • De show a cerveja, vale tudo para atrair visitantes na Cebit
  • Microsoft divulga Windows Vista; carro hi-tech rouba cena
  • Microsoft apresenta computador "ultra portátil" em feira
  • Conheça as empresas brasileiras que vão à Cebit

    Especial
  • Leia mais no especial sobre a Cebit 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página