Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2006 - 10h56

Equipamentos da casa do futuro evitam acidentes domésticos

Publicidade

JULIANA CARPANEZ
Enviada especial da Folha Online a Hanover

Os pavilhões da Cebit 2006 voltados à tecnologia doméstica se concentram basicamente na já conhecida trilogia TV/sistema de som para home theater/jogos digitais. Por isso, aqueles interessados em conhecer mais sobre o estilo de vida "Jetsons" se divertem no estande da Metro Group, uma associação de grandes empresas que trabalham para desenvolver novas tecnologias.

Juliana Carpanez
Máquina alerta sobre "imcompatibilidade" de cores
Máquina alerta sobre "imcompatibilidade" de cores
Em Hanover, essas organizações deixaram claro: a classe das donas de casa desastradas será extinta no futuro, caso os protótipos apresentados sejam realmente utilizados.

O carro-chefe destas invenções é uma máquina de lavar roupas equipada com leitores de etiquetas inteligentes --estes chips permitem armazenagem de grande quantidade de informações e devem, nos próximos anos, substituir os códigos de barra.

Juliana Carpanez
Microondas evita comida crua ou queimada
Microondas evita comida crua ou queimada
Quando o usuário coloca suas roupas na máquina, os sensores lêem as etiquetas inteligentes das peças e avaliam se aquela lavagem pode ou não ser feita. Basicamente, será o fim da desastrosa combinação entre a meia vermelha e as camisetas brancas. Caso as cores ou tecidos sejam "incompatíveis", uma pequena tela indica que aquela operação de lavagem não será realizada e explica o motivo.

Já o microondas --com utilidade mais questionável-- também utiliza sensores para ler as informações arquivadas na etiqueta dos produtos a serem esquentados. Assim, o equipamento informa a dona de casa quantos minutos e qual a potencia necessária para que a comida fique boa.

Juliana Carpanez
Geladeira envia lista de compras por e-mail
Geladeira envia lista de compras por e-mail
A geladeira, por sua vez, mostra em uma tela todos os produtos disponíveis, quais suas datas de validade e a quantidade de itens considerados essenciais --o controle também é feito via etiquetas inteligentes.

Caso o usuário defina que nunca pode ficar sem requeijão em casa, por exemplo, o eletrodoméstico manda um aviso para seu e-mail quando não identificar a presença deste produto durante algumas horas. Basta então acrescentar estas informações à lista de compras on-line e mandá-las para o sistema de entregas de um supermercado.

A jornalista viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil

Leia mais
  • Feira de tecnologia recebe 200 mil visitantes em três dias
  • Teclado israelense elimina necessidade de scanner
  • Preço e tamanho de toca-MP3 chinês desbancam iPod shuffle

    Especial
  • Veja galerias de imagens da Cebit
  • Leia mais no especial sobre a Cebit 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página