Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2006 - 12h00

Banda larga populariza acesso a notícias na internet

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 50 milhões de norte-americanos usam a internet diariamente para ter acesso a notícias, segundo um estudo da organização Pew Internet and American Life Project. A pesquisa mostra que, entre os usuários dos EUA com conexão rápida, a web tem presença mais constante na aquisição de informações do que os jornais locais e nacionais.

Segundo o estudo, 43% dos internautas que têm banda larga lêem notícias na internet diariamente. Entre este mesmo público, 38% afirmam se informar pelo jornal local e 17% utilizam um periódico nacional para se atualizar. Quando considerados os usuários com conexão discada, os valores vão para 26% (internet), 41% (jornal local) e 12% (diário nacional).

Em ambos os grupos, os noticiários locais exibidos pela televisão aparecem como a principal fonte de notícia: 65% dos usuários de conexão discada utilizam esta alternativa como fonte de informação, contra 57% dos internautas com acesso à banda larga.

O estudo --que ouviu 3.011 norte-americanos em dezembro do ano passado-- também mostra que as empresas tradicionais de mídia são bastante populares entre os internautas. Cerca de 46% deles disseram acessar as páginas de fontes que conhecem pela televisão, como CNN e MSNBC.

Do total dos entrevistados com acesso à web, 32% visitam os sites de seus jornais favoritos --o número sobe para 36% quando considera apenas os usuários com conexão rápida.

Segundo a Pew Internet and American Life Project, nos últimos quatro anos o acesso à internet nos EUA subiu de 58% para 70% de toda a população adulta. Em relação à banda larga no ambiente doméstico, o número subiu de 20 milhões de adultos (ou 10% deles) para 74 milhões (37%) no mesmo período.

Leia mais
  • Audiência de site de notícias cresce duas vezes mais que da internet
  • Nº de internautas cresce 10% em fevereiro no Brasil
  • Copa-2006 deve aumentar uso de internet residencial

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre internet no Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página