Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2006 - 11h23

Wikipedia mostra divergências sobre Néstor Kirchner

Publicidade

da Ansa, em Buenos Aires

Os usuários da enciclopédia virtual Wikipedia não chegam a um consenso sobre qual é a identidade política de Néstor Kirchner, presidente da Argentina.

São tantas as divergências sobre o presidente pertencente ao Partido Peronista, que o texto publicado sobre ele na enciclopédia sofre modificações, em média, quatro vezes ao dia. O último domingo foi um dos dias mais polêmicos nessa guerra de versões: os textos sobre Kirchner mudaram a cada dez minutos.

O fato é que o presidente argentino pode ser interpretado de várias maneiras. Sendo peronista, é o maior inimigo de Carlos Menem, outro peronista. Depois de ter apoiado as privatizações nos anos 90, agora as questiona e chegou até a reestatizar algumas empresas privatizadas.

A briga virtual se acentuou depois que o jornal "La Nación" divulgou, em sua edição de domingo, a polêmica. Pouco depois das 4h (horário local), assim que o jornal chegou às bancas, a primeira nova definição de Kirchner foi colocada no ar. Esta o chamava de "montonero [guerrilheiro peronista dos anos 70] ressentido" e o classificava como inexperiente.

O texto sobre Kirchner já está há três anos no ar e parece improvável que se chegue a um consenso sobre sua identidade política. Domingo, depois de 11 horas de briga virtual, a seção sobre Kirchner foi bloqueada para impedir que outros usuários pudessem modificá-la.

Leia mais
  • Babylon facilita acesso ao conteúdo da Wikipedia
  • Wikipedia acusa políticos dos EUA de maquiar biografias

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Wikipedia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página