Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2006 - 10h45

Estudo indica aumento mundial de inclusão digital

Publicidade

da Efe, em Londres

Com mais de 1 bilhão de internautas e 2 bilhões de usuários de telefones celulares, o mundo está cada vez mais preparado para a internet e a exclusão digital vêm diminuindo pouco a pouco, segundo um relatório britânico.

A maioria dos países presentes na lista publicada há sete anos pelo Economist Intelligence Unit --mesmo grupo da revista "The Economist"-- conseguiu em 2006 pontuações melhores dos indicadores sobre desenvolvimento tecnológico.

O estudo utiliza cerca de cem critérios quantitativos e qualitativos, organizados em seis categorias, como a conectividade e a infra-estrutura tecnológica, o ambiente para os negócios, a adoção das novas tecnologias por empresas e particulares, a legislação e os serviços eletrônicos de apoio.

O mais importante, em termos relativos e absolutos, são os maiores progressos no final da lista, o que representa uma redução na distância entre os países.

Pontuação

A Europa lidera a lista de preparação tecnológica para a era digital, com a Dinamarca em primeiro lugar (9 pontos em um total de 10), seguida por Estados Unidos (8,88), Suíça (8,81), Suécia, Reino Unido, Holanda, Finlândia, Austrália, Canadá, Hong Kong, Noruega e Alemanha.

O Brasil melhorou sua pontuação, com 5,29, contra os 5,07 do ano passado, mas caiu da 38ª para a 41ª posição. O mesmo aconteceu com a Argentina, que passou dos 5,05 para os 5,27 pontos, mas caiu da 39ª para a 42ª colocação.

O Chile é o país latino-americano mais bem colocado e melhorou sua pontuação --passou de 5,97 pontos para 6,19--, mas manteve a 31ª posição, na frente da República Tcheca, da Hungria e da Polônia.

O México aumentou sua pontuação, de 5,21 em 2005 para 5,30, mas caiu três posições, ocupando a 39ª colocação.

A Venezuela é uma exceção entre os países latino-americanos avaliados, pois, além de cair três posições, também perdeu pontos, obtendo 4,47 em 2006, contra 4,53 no ano passado.

O Peru melhorou sua classificação, com 4,44 pontos, ficando na 50ª posição, enquanto a Colômbia melhorou sua pontuação, com 4,41, mas perdeu três posições e caiu para a 51ª colocação.

O Equador também demonstra uma melhor preparação para a era tecnológica, com 3,88 pontos, ocupando a 58ª colocação, logo atrás da China, que obteve 4,02 neste ano.

Leia mais
  • País deve ganhar mais 7,1 mi de PCs até o fim do ano
  • Negroponte rebate crítica de Gates a laptop de US$ 100

    Especial
  • Leia mais no especial sobre inclusão digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página