Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2006 - 10h21

Foto de festa divulgada no Orkut esconde software espião

Publicidade

da Folha Online

Nos últimos dias, as páginas de recado do site de relacionamentos Orkut foram invadidas por falsas mensagens sobre as fotos de uma festa. "Dá uma olhada nas fotos da nossa festa, ficaram ótimas", diz a mensagem, sempre postada por pessoas conhecidas, que esconde um software espião.

Quando os internautas clicam neste link, instalam involuntariamente em suas máquinas um programa que rouba informações pessoais --número de conta corrente, agência bancária, cartão de crédito e senhas, por exemplo. A tática é conhecida como phishing scam (clique aqui para saber mais).

Segundo a empresa de segurança Trend Micro, piratas virtuais conseguem se passar por membros do Orkut criando perfis falsos que reproduzem informações verdadeiras ou roubando senhas de outros usuários --isso depois de instalar o software espião contido na mensagem da festa, por exemplo.

A grande sacada do golpe é justamente o fato de os recados chegarem em nome de pessoas conhecidas --isso passa credibilidade e aumenta as chances de a vítima em potencial clicar no link malicioso. Além disso, a mensagem atiça a curiosidade do usuário: quem não quer ver as fotos da festa, ainda mais se elas "ficaram ótimas"?

O site Linha Defensiva oferece um programa gratuito para a remoção desta praga (linhadefensiva.uol.com.br/dl/orkut-fotos-festa). Também neste site é possível encontrar uma relação com perguntas freqüentes sobre o assunto.

Por conta desta nova estratégia, os internautas devem tomar alguns cuidados quando utilizam sites de relacionamentos. Um deles é nunca clicar em links sugeridos nestas páginas, mesmo que venha em nome de amigos --esta mesma cautela serve para e-mails, já que as sugestões muitas vezes escondem pragas virtuais. Clique aqui para ver outras dicas de segurança.

Leia mais
  • EUA detêm jovens por extorsão a site de relacionamento
  • "Justiceiros" da internet roubam senhas para combater pedofilia
  • Curiosidade "empurra" internautas para os golpes virtuais
  • Aprenda a se proteger dos golpistas da internet

    Especial
  • Leia mais no especial sobre crimes virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página