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14/06/2006
-
10h49
JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo
Contratar um serviço de internet por banda larga mais veloz nem sempre significa fazer com que todas as tarefas on-line sejam aceleradas. Mesmo quem assina os planos mais caros tem reclamações e pode se sentir frustrado. As operadoras dizem não poder garantir a velocidade máxima de envio e de recebimento de dados em todos os casos, pois cada site têm particularidades que interferem na qualidade de transmissão de informações.
Com o intuito de achar uma solução para esse impasse, alguns usuários buscam aconselhamento jurídico e se reúnem em grupos para reclamar.
Os administradores do site UnderLinux iniciaram a confecção de uma carta aberta para cobrar a Telefônica, dona dos planos do Speedy.
De acordo com a mensagem de protesto, que é aberta a contribuições, a velocidade de envio do Speedy é insuficiente. Rafael Capovilla, um dos criadores da carta aberta, diz que os usuários do serviço de banda larga da Telefônica não são atendidos quando reclamam individualmente. "Juntar pessoas com a mesma reclamação pode dar um empurrãozinho para que a empresa mude".
Quem já está lutando contra as prestadoras há mais tempo, como Horácio Belforts, da Associação dos Usuários de Acesso Rápido (www.abusar.org), que representa assinantes insatisfeitos na Justiça há mais de cinco anos, acredita que mudanças nos planos são difíceis.
Para ele, a Telefônica não tem concorrentes em São Paulo e a Anatel não exerce a fiscalização adequada. "Dessa forma, os direitos do consumidor são ignorados e é complicado obter qualquer vitória", diz.
Outro lado
A Telefônica afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as reclamações da carta de protesto contra o Speedy não apontam um "problema real". A empresa explica que o plano de 8 Mbps tem a velocidade de envio mais rápida praticada no mercado atual e que seus planos servem bem para quem faz tarefas como buscas na internet e download de músicas.
Questionada sobre uma melhora nos planos, a empresa afirmou que investirá na no padrão ADSL v2, mais rápido e constante, e que poderá lançar planos para usuários com necessidades específicas.
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da Folha de S.Paulo
Contratar um serviço de internet por banda larga mais veloz nem sempre significa fazer com que todas as tarefas on-line sejam aceleradas. Mesmo quem assina os planos mais caros tem reclamações e pode se sentir frustrado. As operadoras dizem não poder garantir a velocidade máxima de envio e de recebimento de dados em todos os casos, pois cada site têm particularidades que interferem na qualidade de transmissão de informações.
Com o intuito de achar uma solução para esse impasse, alguns usuários buscam aconselhamento jurídico e se reúnem em grupos para reclamar.
Os administradores do site UnderLinux iniciaram a confecção de uma carta aberta para cobrar a Telefônica, dona dos planos do Speedy.
De acordo com a mensagem de protesto, que é aberta a contribuições, a velocidade de envio do Speedy é insuficiente. Rafael Capovilla, um dos criadores da carta aberta, diz que os usuários do serviço de banda larga da Telefônica não são atendidos quando reclamam individualmente. "Juntar pessoas com a mesma reclamação pode dar um empurrãozinho para que a empresa mude".
Quem já está lutando contra as prestadoras há mais tempo, como Horácio Belforts, da Associação dos Usuários de Acesso Rápido (www.abusar.org), que representa assinantes insatisfeitos na Justiça há mais de cinco anos, acredita que mudanças nos planos são difíceis.
Para ele, a Telefônica não tem concorrentes em São Paulo e a Anatel não exerce a fiscalização adequada. "Dessa forma, os direitos do consumidor são ignorados e é complicado obter qualquer vitória", diz.
Outro lado
A Telefônica afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as reclamações da carta de protesto contra o Speedy não apontam um "problema real". A empresa explica que o plano de 8 Mbps tem a velocidade de envio mais rápida praticada no mercado atual e que seus planos servem bem para quem faz tarefas como buscas na internet e download de músicas.
Questionada sobre uma melhora nos planos, a empresa afirmou que investirá na no padrão ADSL v2, mais rápido e constante, e que poderá lançar planos para usuários com necessidades específicas.
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