Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2006 - 19h06

"Bloggers" só se interessam por si mesmos, afirma pesquisa

Publicidade

da France Presse, em Nova York

Antes elogiados como os pioneiros do jornalismo cidadão, os "bloggers" (autores de blogs) são atualmente cronistas auto-referentes interessados em um único tema: eles mesmos, segundo uma pesquisa feita pelo centro de pesquisas americano Pew Research Center.

Embora os blogs mais conhecidos tratem de assuntos políticos, a maioria não foi criada com qualquer pretensão jornalística e têm como finalidade única partilhar informações pessoais com o público que se interesse por elas.

Segundo a pesquisa, 37% dos bloggers consultados citaram "minha vida e minhas experiências" como o tópico principal de seu site. Os cientistas políticos e o governo ficaram em um distante segundo lugar, com 11%.

E embora a maior parte do conteúdo dos blogs seja pessoal, a maioria dos consultados afirmaram que preferem publicá-los com pseudônimo, visto que o anonimato possibilita separar a vida "real" da vida "on-line", segundo a pesquisa.

"Um blog que pode parecer divertido a um amigo pode ser causa de demissão para um empregador', disseram os autores do estudo.

De qualquer forma, quase a metade dos 'bloggers' não tem idéia de quantas pessoas acessam suas páginas, enquanto 22% dos que controlam o tráfego de seu site afirmaram receber menos de dez visitas por dia.

Os dados foram compilados por telefone sobre uma amostragem de 233 bloggers identificados, entre julho de 2005 e fevereiro de 2006.

Leia mais
  • Leitores de blogs passam dos 58 milhões nos EUA, diz pesquisa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre blogs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página