Publicidade
Publicidade
20/07/2006
-
19h06
da France Presse, em Nova York
Antes elogiados como os pioneiros do jornalismo cidadão, os "bloggers" (autores de blogs) são atualmente cronistas auto-referentes interessados em um único tema: eles mesmos, segundo uma pesquisa feita pelo centro de pesquisas americano Pew Research Center.
Embora os blogs mais conhecidos tratem de assuntos políticos, a maioria não foi criada com qualquer pretensão jornalística e têm como finalidade única partilhar informações pessoais com o público que se interesse por elas.
Segundo a pesquisa, 37% dos bloggers consultados citaram "minha vida e minhas experiências" como o tópico principal de seu site. Os cientistas políticos e o governo ficaram em um distante segundo lugar, com 11%.
E embora a maior parte do conteúdo dos blogs seja pessoal, a maioria dos consultados afirmaram que preferem publicá-los com pseudônimo, visto que o anonimato possibilita separar a vida "real" da vida "on-line", segundo a pesquisa.
"Um blog que pode parecer divertido a um amigo pode ser causa de demissão para um empregador', disseram os autores do estudo.
De qualquer forma, quase a metade dos 'bloggers' não tem idéia de quantas pessoas acessam suas páginas, enquanto 22% dos que controlam o tráfego de seu site afirmaram receber menos de dez visitas por dia.
Os dados foram compilados por telefone sobre uma amostragem de 233 bloggers identificados, entre julho de 2005 e fevereiro de 2006.
Leia mais
Leitores de blogs passam dos 58 milhões nos EUA, diz pesquisa
Especial
Leia o que já foi publicado sobre blogs
"Bloggers" só se interessam por si mesmos, afirma pesquisa
Publicidade
Antes elogiados como os pioneiros do jornalismo cidadão, os "bloggers" (autores de blogs) são atualmente cronistas auto-referentes interessados em um único tema: eles mesmos, segundo uma pesquisa feita pelo centro de pesquisas americano Pew Research Center.
Embora os blogs mais conhecidos tratem de assuntos políticos, a maioria não foi criada com qualquer pretensão jornalística e têm como finalidade única partilhar informações pessoais com o público que se interesse por elas.
Segundo a pesquisa, 37% dos bloggers consultados citaram "minha vida e minhas experiências" como o tópico principal de seu site. Os cientistas políticos e o governo ficaram em um distante segundo lugar, com 11%.
E embora a maior parte do conteúdo dos blogs seja pessoal, a maioria dos consultados afirmaram que preferem publicá-los com pseudônimo, visto que o anonimato possibilita separar a vida "real" da vida "on-line", segundo a pesquisa.
"Um blog que pode parecer divertido a um amigo pode ser causa de demissão para um empregador', disseram os autores do estudo.
De qualquer forma, quase a metade dos 'bloggers' não tem idéia de quantas pessoas acessam suas páginas, enquanto 22% dos que controlam o tráfego de seu site afirmaram receber menos de dez visitas por dia.
Os dados foram compilados por telefone sobre uma amostragem de 233 bloggers identificados, entre julho de 2005 e fevereiro de 2006.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas