Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2006 - 11h15

Veja como evitar que vírus infectem o micro pelo seu e-mail

Publicidade

GUSTAVO PETRÓ
da Folha de S.Paulo

Os e-mails são a porta de entrada para a maioria dos problemas de segurança dos computadores. Os vírus entram por meio das mensagens recebidas, e até supostos avisos de cobrança ou de cadastro podem roubar suas senhas e deixar o micro desprotegido.

Para os desavisados, o spam pode entupir a caixa de mensagens, impedindo o recebimento de novos e-mails.

Mentiras enviadas por meio de correntes podem causar pânico. Hoaxes, como são conhecidas essas mensagens, contam, por exemplo, histórias sobre personagens de desenhos animados que possuem pacto com espíritos malignos ou sobre artistas famosos que teriam morrido em trágicos acidentes.

Dicas para a segurança

A primeira medida para evitar que qualquer problema atinja seu computador por meio de mensagens eletrônicas é não abrindo e-mails de desconhecidos. "Dificilmente quem você não conhece enviará uma mensagem para você dizendo que está com saudades ou que viu sua namorada com outro numa festa", afirma Victor Ribeiro, diretor de tecnologia do UOL. Evite clicar em links suspeitos do tipo "seu CPF foi cancelado" ou "estão lhe traindo --veja as fotos".

Programas anti-spyware e um firewall ajudam a evitar estes problemas.

Outra medida para se proteger é manter um antivírus sempre atualizado. De acordo com o consultor em informática Abel Alves, configurar o leitor de e-mails para exibir somente texto, sem imagens ou código HTML, aumenta a segurança do computador.

O soft antivívirus AVG, que pode ser baixado de graça no site SuperDownloads (www. superdownloads.com.br), ajuda a eliminar os vírus que invadirem seu computador por meio do e-mail.

Backup é disciplina

"As pessoas não fazem backup dos arquivos porque ainda não lhes aconteceu uma tragédia", afirma o especialista em informática e colunista da Folha José Antônio Ramalho.

Nos e-mails, constam informações de grande importância que podem acabar sendo úteis depois de alguns meses. Para evitar problemas, "é recomendado fazer o backup de todas as mensagens pelo menos uma vez por mês", diz Paula Belizzia, gerente-geral da Microsoft na área de information worker. Para Abel Alves, quem recebe e envia muitos e-mails deve realizar um backup diariamente.

As mensagens ficam guardadas em uma pasta, na qual o melhor modo de encontrá-la é habilitando a exibição de arquivos ocultos. Deve-se ir no ícone Meu computador, clicar em Ferramentas e em Opções de pasta, selecionando Modo de Exibição. Em seguida, utilize o comando Localizar para encontrar o arquivo Caixa de entrada.dbx. "Com isso, você chegará à pasta onde ficam todas as suas mensagens e poderá, então, copiá-las para uma mídia removível", diz o consultor Laércio Vasconcelos.

Propaganda indesejada

"A única forma de evitar o spam é não usar e-mail", afirma Abel Alves. "Os anúncios indesejados são um problema quase impossível de ser solucionado."

Utilizar confirmação do remetente --serviço oferecido por alguns provedores-- funciona muito bem, mas pode acabar atrapalhando, pois o remetente deve mandar dois e-mails para que o destinatário receba a mensagem.

Os programas anti-spam também ajudam. O Mailwasher (www.mailwasher.net), que verifica os cabeçalhos dos e-mails antes de baixá-los para o PC, ajuda a evitar spam, permitindo somente a entrada de e-mails verificados.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vírus de computador
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página