Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2006 - 20h11

Mozilla planeja Firefox 3 para segundo trimestre de 2007

Publicidade

da Folha Online

Mal o Firefox 2.0 foi lançado, e o Firefox 3 já está a caminho. Segundo uma reportagem do "Le Monde", a próxima versão --considerada a principal, segundo responsáveis da Fundação Mozilla-- está atualmente em desenvolvimento, sob o nome de "Gran Paradiso". Seu lançamento está previsto para o segundo trimestre de 2007, segundo a reportagem.

Tecnicamente, a novidade da versão 3 se baseia em um novo motor de interpretação (rendering engine) Gecko 1.9, enquanto o Firefox 2 está no Gecko 1.8.1. Mas, a maior novidade vai além: na preparação deste novo lançamento, a Fundação Mozilla se voltou diretamente aos internautas lhes pedindo que simplesmente ajudem com melhorias.

Um espaço para colaborações no Wiki Firefox foi aberto no fim de maio e recolhe todas as sugestões e idéias, classificadas por temas --que vão desde o sistema de buscas, passando pelo sistema de atualizações, afirma o "Le Monde".

No total, as 33 seções já têm conteúdo relativamente preenchido, com destaque especial à performance do navegador para gerenciar memória livre, à rapidez de lançamento do navegador, à otimização dos processos "dual-core" (a última palavra em micro-procesadores) ou ainda a sua taxa de uso do processador.

Outras propostas mais concretas tratam da colorização manual, ou automática, das abas, de acordo com a categoria do site visitado. Uma outra dica é sobre avisos sonoros destas mesmas abas, a fim de chamar mais atenção sobre as categorias dos site visitados, afirma o jornal.

Percorrendo as diferentes seções, a reportagem percebe que, às vezes, há avisos de erros repetidos. A versão de trabalho 3.0 alpha 1, destinada a desenvolvedores de software, já está disponível para download no site, sob o nome de "Minefield".

A inscrição no Wiki do Mozilla é obrigatória para participar da página, mas é recomendável ler o conjunto de sugestões de uma seção antes de propor uma nova melhoria, alerta a reportagem.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Firefox 2.0

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página