Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2006 - 09h02

Microsoft e Novell anunciam acordo

Publicidade

da Efe, em San Francisco (EUA)

A Microsoft e a Novell anunciaram ontem, em San Francisco, um acordo que vai permitir que o sistema operacional Windows e o Linux operem em conjunto.

O acordo entre a Microsoft e a Novell --líder no movimento do software livre-- pode ter importantes implicações técnicas, econômicas e legais.

"É um novo modelo e uma evolução em nossas relações", disse Steve Ballmer, presidente-executivo da Microsoft, em evento que também contou com a presença de Ronald Hovsepian, executivo da Novell.

O objetivo do acordo é permitir que os consumidores possam usar sistemas baseados tanto no Windows como no Linux, disse Hovsepian.

Em virtude deste acordo, a Microsoft oferecerá a seus clientes a oportunidade de conseguirem uma licença para Windows como parte de um pacote que também inclui a manutenção e apoio para a plataforma Suse Linux, da Novell.

O convênio permitirá que mais empresas utilizem Windows e Linux em conjunto sem que surjam problemas. As duas companhias também planejam melhorar a interação entre o pacote Office e o OpenOffice.

A Microsoft também se compromete a não manter os direitos de patente com as tecnologias que vierem a se unir ao Suse Linux.

A decisão da Microsoft de se unir à Novell reflete o papel cada vez mais importante dos softwares livres Linux.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Linux

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página