Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2007 - 17h45

Brasil Telecom acata nova decisão da Justiça e desbloqueia acesso a YouTube

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
FERNANDA CRANCIANINOV
da Folha Online

Após receber uma nova notificação da Justiça, a Brasil Telecom acatou a liberação de acesso ao site de vídeos YouTube, informou por telefone a assessoria da empresa.

A nova decisão libera o acesso ao site YouTube por usuários que utilizam os provedores IG, IBest e BrTurbo --representando um universo de aproximadamente 5,5 milhões de internautas. O bloqueio ao site começou na sexta-feira (5).

Divulgação
Após o vídeo, Cicarelli valorizou seu passe e renovou contrato com MTV
Após o vídeo, Cicarelli valorizou seu passe e renovou contrato com MTV
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo reavaliou no início desta tarde a decisão que determinava o bloqueio ao acesso de internautas no Brasil ao site de vídeos YouTube.

A decisão foi acatada pela Brasil Telecom e pela Telefônica (desde segunda-feira, 8), que ainda não se posicionou sobre o assunto.

O juiz Ênio Santarelli Zulianio havia determinado que as operadoras de telecomunicações no Brasil bloqueassem o site por disponibilizar um vídeo com imagens da modelo Daniela Cicarelli em cenas de sexo com o namorado, em uma praia da Espanha.

O novo despacho demonstra um recuo do juiz, que decidiu esclarecer sua determinação anterior. Zulianio exigiu, agora, o restabelecimento de acesso ao site YouTube, solicitando que as operadoras informem à Justiça sobre a possibilidade técnica de bloquear apenas o vídeo de Cicarelli --e não todo o site. A Brasil Telecom informou a criação de um comitê técnico para estudar o caso.

O juiz argumentou que o site não vem cumprindo determinação de setembro de 2006 --para impedir o acesso ao vídeo do casal--, negando a solicitação de bloqueio de todo o site YouTube.

Segundo ele, em nota divulgada à imprensa, "acredito que o fechamento completo do sinal de acesso ocorreu por dificuldades técnicas de ser criado o filtro que impeça o acesso ao vídeo do casal".

O advogado do casal e representantes do Google, que controla o YouTube, não estavam disponíveis para comentar o assunto.

Entenda o caso

Na dia 18 de setembro de 2006 a mídia descobriu no YouTube o vídeo em que a apresentadora da MTV e o namorado Tato Malzoni, em trajes de banho, protagonizavam cenas tórridas na praia de Cádiz (Andaluzia, sul da Espanha).

Divulgação
Casal flagrado em cenas de intimidade virou assunto mais comentado que reeleição de Lula
Casal flagrado em cenas de intimidade virou assunto mais comentado que reeleição de Lula
No dia 03 de janeiro, o Tribunal de Justiça do Estado de S.Paulo determinou uma liminar que solicita o bloqueio do site YouTube no Brasil. A Justiça alegou que o site não retirou do ar o vídeo com a modelo e apresentadora de TV Daniella Cicarelli e seu namorado Renato Malzoni Filho.

Desde a noite da última sexta-feira (5), por decisão da Justiça, a Brasil Telecom bloqueou o acesso ao site YouTube para os usuários que entram na internet utilizando como provedores o IG, IBest e ou BrTurbo --o que representa um universo de aproximadamente 5,5 milhões de internautas. Na noite de ontem, a Telefônica também acatou a ordem.

Protestos

A MTV brasileira, emissora de televisão onde trabalha a apresentadora Daniella Cicarelli, já recebeu mais de 20 mil e-mails de protesto. Nem a emissora nem Cicarelli se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.

Internautas de todo o país estão indignados com o bloqueio de um site inteiro devido a um único vídeo --o qual dificilmente ainda esteja no YouTube, mas é facilmente encontrado em outros sites, como DailyMotion.com.

Internautas que tiveram seu acesso ao YouTube bloqueado usam serviços "Free Proxy", que "disfarçam" sites (como o Youhide.com), permitindo a navegação "anônima" e sem rastreamento --geralmente empregados por empresas e escolas que bloqueiam determinados sites.

Leia mais
  • Leia a íntegra da nova decisão da Justiça sobre vídeo de Cicarelli no YouTube
  • Caso Cicarelli-YouTube expõe ineficácia de bloqueio
  • Telefônica recebeu ofício judicial e também bloqueia acesso ao YouTube
  • Sites estrangeiros ridicularizam bloqueio do YouTube no Brasil
  • YouTube está bloqueado para mais de 5 mi de internautas brasileiros
  • Disputa entre YouTube e Cicarelli repercute no exterior

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o vídeo da Cicarelli
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página