Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2007 - 18h23

Projeto piloto do programa "Um Computador por Aluno" começa em março

Publicidade

da Folha Online

Começa em março o projeto-piloto do programa "Um Computador por Aluno" (UCA), que vai levar equipamentos portáteis para estudantes e professores de ensino básico da rede pública.

A iniciativa será implementada em dez escolas de sete estados (Amazonas, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins) e do Distrito Federal.

O projeto-piloto vai avaliar a funcionalidade pedagógica da máquina em sala de aula. A proposta começou a ser discutida há um ano por três centros de pesquisa públicos que avaliam as características e especificações técnicas dos equipamentos. Os pesquisadores são da Unicamp (Universidade de Campinas), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e USP (Universidade de São Paulo).

Serão distribuídos três modelos de computadores no projeto-piloto, mas cada escola vai receber apenas um tipo: Classmate da Intel, XO da OLPC (One Laptop Per Child) ou Mobilis da Encore. O MEC vai liberar 1.840 máquinas doadas pelas empresas fabricantes. A previsão é de que o projeto-piloto termine no fim do ano letivo.

Cada escola vai trabalhar com os computadores em níveis de ensino diferentes e com metodologia distinta para avaliar o potencial
pedagógico de cada equipamento.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre inclusão digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página