Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2007 - 15h19

Dono da Apple pede fim de programa antipirataria

Publicidade

da Folha Online

Steve Jobs, o dono da fabricante de computadores Apple, pediu às maiores gravadoras do mundo que comecem a vender músicas na internet sem programa antipirataria. Para ele, a abolição do programa de proteção de cópia conhecido como gestão de direitos digitais (digital rights management ou DRM, em inglês) seria boa para consumidores e para os fornecedores de música.

"Se esses requerimentos fossem removidos, o setor de música poderia experimentar um influxo de novas empresas dispostas a investir em novos sistemas de comércio e aparelhos. E isso só pode ser visto como positivo pelas gravadoras", afirmou em comunicado.

Dino Vournas/Reuters
Steve Jobs, dono da empresa Apple, quer acabar com programas antipirataria
Steve Jobs, dono da empresa Apple, quer acabar com programas antipirataria
O programa em questão impede que músicas compradas na internet toquem em diferentes tipos de players de MP3. A proteção de direitos autorais fracassou no combate à pirataria, afirmou Jobs. A empresa por trás do iPod vem sendo pressionada a tornar sua loja virtual de música, iTunes, compatível com outros reprodutores portáteis de música.

A abolição do DRM permitiria que todos os usuários de MP3 tivessem acesso a músicas de qualquer outra loja virtual do setor, inclusive iTunes.

Analistas dizem que essa iniciativa beneficiaria a Apple, que é líder do mercado digital de música.

No momento, a iTunes Music Store é a maior vendedora mundial de música em formato digital, tendo vendido cerca de dois bilhões de canções desde o seu lançamento, em 2003. Ela detém mais de 70% do mercado de vendas de música digital nos Estados Unidos.

As canções vendidas pela loja são protegidas pelo software FairPlay, da Apple, que impede que os usuários façam múltiplas cópias para distribuição. O software só funciona com o software da iTunes e em players iPod.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Apple
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página