Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2007 - 14h41

Diário de Hannover: Feira de informática estimula o toque

Publicidade

da Folha Online, em Hannover (Alemanha)

A seguir, o repórter Diógenes Muniz, enviado especial da Folha Online a Hannover (norte da Alemanha), relata curiosidades e impressões sobre os bastidores e arredores da maior feira de tecnologia e telecomunicações do mundo, a Cebit 2007, que começou na quinta-feira (15) e termina na próxima quarta-feira (21).

Pode tocar

Diógenes Muniz/Folha Imagem
Carro da Ferrari é exibido na Cebit, no estande da empresa de processadores AMD
Carro da Ferrari é exibido na Cebit, no estande da empresa de processadores AMD
PCs Ultraportáteis, celulares que sintonizam TV, robôs que viram projetores, colares que filmam emoções. Sobram motivos para se deslumbrar na Cebit. Mas cruzar o Atlântico para ficar só olhando não tem graça. Dá vontade de mexer, testar e --admito-- botar no bolso e sair correndo. Expositores sabem do anseio por interação do público e deixam visitantes confortáveis.

São raras as plaquinhas de "Por favor, não mexa". Até um carro da Ferrari recebia carícias no estande da empresa norte-americana de processadores AMD, que também patrocina a equipe de F1. Nada de seguranças olhando enviesado. Nada de broncas.

Curiosamente, os avisos de "não me toque" estavam nos produtos menos atraentes. Caso dos alto-falantes em forma de pirâmide do famigerado estande 18 --aquele da Sta. Ifigênia.

Diógenes Muniz/Folha Imagem
Caixinha de som em forma de pirâmide revela parte bizarra da Cebit 2007
Caixinha de som em forma de pirâmide revela parte bizarra da Cebit 2007
O produto faz a linha "leve a decoração do motel para dentro da sua casa". Na onda do sem fio, o equipamento se conecta ao computador por bluetooth. A transmissão é feita pelo topo da pirâmide, que fica iluminada quando o som estiver rolando. Um bom presente para o seu próximo inimigo secreto, como se pode ver pela foto ao lado.

"Casa de ferreiro..."

O T-Com, principal grupo privado de telecomunicações da Alemanha, registrou problemas de conexão em Hannover durante o fim de semana, quando a Cebit teve seu pico de visitação. Em alguns bairros residenciais a internet não funcionava, em outros, oscilava.

Diógenes Muniz/Folha Imagem
Cebit e toda a cidade de Hannover chama atenção por seus jardins<BR>
Cebit e toda a cidade de Hannover chama atenção por seus jardins
A suposta causa, segundo moradores daqui, é o sobrecarga na rede da cidade, fruto do alto volume de pessoas hospedadas no sábado e no domingo. Os operadores da T-Com não confirmam, tampouco negam que a causa tenha sido essa.

Flores

Alemães de todo canto do país vêm a Hannover para admirar seus jardins barrocos --aqueles grandiosos, cheios de desenhos arredondados na grama e chafarizes. Os guias sobre a cidade os destacam como principal atração turística daqui, além dos eventos realizados no Centro de Feiras da Deutsche Messe.

Uma amostra da beleza estética de Hannover pode ser vista na própria Cebit. A enorme área externa que liga os pavilhões é ornamentada por arranjos coloridos. Há também um chafariz na entrada principal.

O jornalista viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil

Leia mais
  • Diário de Hannover: Pão e circo viram armas da Cebit
  • Diário de Hannover: Aeroporto recebe turistas com tecnologia do cão
  • Diário de Hannover: Maior TV de LCD do mundo exibe pimentões
  • Sul-coreanos juntam PC ultraportátil, TV e tela 3D
  • Câmera digital se esconde em colar que registra "emoções" do dono

    Especial
  • Leia mais no especial sobre a Cebit 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página