Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2007 - 10h25

Diário de Hannover: Cebit movimenta turismo sexual de cidade alemã

Publicidade

da Folha Online, em Hannover

A seguir, o repórter Diógenes Muniz, enviado especial da Folha Online a Hannover (norte da Alemanha), relata curiosidades e impressões sobre os bastidores e arredores da maior feira de tecnologia e telecomunicações do mundo, a Cebit 2007, que começou na quinta-feira (15) e termina na próxima quarta-feira (21).

Cexxxbit

Das 9h às 18h, a feira de informática Cebit reúne dezenas de milhares de executivos e aficionados por tecnologia no centro de eventos da Deutsche Messe, em Hannover. São pessoas das mais improváveis nacionalidades em busca da última tendência hi-tech. Isso das 9h às 18h.

Arquivo pessoal
Alemã diz que movimento no circuito do sexo da cidade aumenta
Alemã diz que movimento no circuito do sexo da cidade aumenta
Nas madrugadas, o circuito do sexo da aparentemente provinciana cidade alemã se desdobra para atender a demanda dos turistas. "Os clubes chamam até garotas de cidades vizinhas para trabalhar em Hannover nos dias da Cebit", diz a a prostituta alemã Michelle Eichel, 23.

Segundo ela, para se dar bem no circuito da cidade a garota precisa prestar serviço em algum ponto entre a feira, na zona sul, e a região central, onde está a rua do sexo Ludwigstrasse. No "Red Light District" (bairro da luz vermelha) daqui, as mulheres também se exibem em vitrines à espera de clientes, a exemplo do que acontece em Amsterdã.

Ficar nas chamadas "casas eróticas" com mais prostitutas é outra boa estratégia para conseguir clientes endinheirados. "As garotas que trabalham sós em um lugar reservado não têm muita chance contra esses grandes clubes", lamenta Eichel, que atende na região leste de Hannover.

Para compensar sua má localização, ela divulga seu trabalho na web em um site com fotos [veja ao lado] e preços. Na cidade, o programa de uma hora custa, em média, 100 euros --quase R$ 300.

De acordo com dados do começo deste ano divulgados pelo ministério da Família alemão, comandado por Ursula von der Leyen, do partido conservador CDU (União Democrata Cristã), metade das 400 mil prostitutas no país são estrangeiras. A maioria delas está em situação irregular, apesar da prostituição ser uma profissão regulamentada na Alemanha. Uma lei que está em vigor desde 2002 dá proteção social e jurídica às garotas de programa, além de acesso à segurança social e à saúde.

Diógenes Muniz/Folha Imagem
Garotas no estande da Freenet.de oferecem preservativo para os visitandes da Cebit
Garotas no estande da Freenet.de oferecem preservativo para os visitandes da Cebit
Convergência

No pavilhão 14 da Cebit, localizado no setor das comunicações, o estande do provedor de acesso gratuito à web Freenet.de contratou modelos para distribuírem preservativos sabor hortelã aos visitantes.

De um lado da embalagem da camisinha consta o endereço de um portal pornô alemão. Do outro, está a propaganda de uma empresa de DVDs eróticos.

AP
Lisa Molitor registra melhores momentos com equipamento hi-tech e manda pra web
Lisa Molitor registra melhores momentos com equipamento hi-tech e manda pra web
"Kika"

Lisa Molitor é o nome da web-repórter da Cebit. Ela trabalha no estande da Deusche Telekom, no pavilhão 26 da Cebit. A câmera em sua cabeça transmite imagens ao vivo para a página da Telekom. A garota controla as cenas por meio da pequena tela do lado direito do seu rosto. A aparelhagem ainda permite o registro de fotos, que são passadas em tempo real para o site da companhia.

Sérgio Ripardo, editor da Ilustrada da Folha Online, lembrou que a garota parece uma personagem de cinema. Em "Kika" (1993), do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, Andrea Caracortada (Victoria Abril) também se funde a seu equipamento como uma bizarra apresentadora de TV. O figurino do filme foi feito pelo estilista francês Jean Paul Gaultier.

O jornalista viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil

Leia mais
  • Largada da Cebit 2007 registra crescimento de 10% do público
  • Diário de Hannover: Feira de informática estimula o toque
  • Diário de Hannover: Aeroporto recebe turistas com tecnologia do cão
  • Diário de Hannover: Maior TV de LCD do mundo exibe pimentões
  • Sul-coreanos juntam PC ultraportátil, TV e tela 3D
  • Câmera digital se esconde em colar que registra "emoções" do dono

    Especial
  • Leia mais no especial sobre a Cebit 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página