Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2007 - 10h02

Diário de Hannover: Cebit decreta vitória de máquina sobre o homem

Publicidade

da Folha Online, em Hannover (Alemanha)

A seguir, o repórter Diógenes Muniz, enviado especial da Folha Online a Hannover (norte da Alemanha), relata curiosidades e impressões sobre os bastidores e arredores da maior feira de tecnologia e telecomunicações do mundo, a Cebit 2007, que começou na quinta-feira (15) e termina hoje (21).

Máquina 60 X 0 Homem

Durante Cebit, que acaba logo mais, o homem conviveu bem com suas máquinas. Foram centenas de revelações da alta tecnologia feitas para deixar mais fácil e agradável a vida de quem tiver acesso a elas --uma parcela ridícula da população mundial, portanto.

Diógenes Muniz/Folha Imagem
Estande da empresa Fritz usou software enxadrista para jogar e derrotar humanos
Estande da empresa Fritz usou software enxadrista para jogar e derrotar humanos
Um estande, porém, resolveu botar bytes e neurônios para brigar. E eles nos venceram fácil, fácil. A fabricante de supercomputadores Fritz realizou um campeonato de xadrez que percorreu os sete dias de Cebit em busca da nova revelação do jogo de tabuleiro.

Foram 60 partidas com platéia maior do que nas demonstrações do videogame sensação da Nintendo, o Wii. Quem conseguisse vencer o computador enxadrista levaria um notebook para casa.

As partidas, transmitidas num telão, eram disputadas contra o software Deep Fritz, famoso por ter vencido o russo Garry Kasparov. No fim do concurso, a empresa resolveu dar o prêmio para um conterrâneo do campeão, que perdeu com o maior número de movimentações.

Arte Folha Online
Mapa de Hannover, na Alemanha
Mapa de Hannover, na Alemanha
Preta Gil 1 X 0 eu

Para a organização do evento, a Cebit marcou as pazes da feira de tecnologia com a natureza. O mau tempo foi usado no ano passado como bode expiatório para justificar o fracasso de público. Desta vez, o clima ficou entre 6ºC e 12ºC no horário das exposições --9 às 18h. O volume de visitantes deste ano será divulgado após o término da feira.

Mas, para se ter uma idéia, quem mora em Hannover aproveita esse "bom tempo" para sair de casa e tomar sorvete. Para mim, foi uma derrota pessoal sem tamanho. Continuo sem nunca ter visto neve, enquanto uns e outros rolam nela por aí. Injusto.

Diógenes Muniz/Folha Imagem
Placa na saída da Cebit 2007 dá adeus aos visitantes após uma semana de feira
Placa na saída da Cebit 2007 dá adeus aos visitantes após uma semana de feira
Passarela da Cebit

Assim como nas semanas da moda, a Cebit também abriga pessoas dispostas a desfilar seu armário e ditar tendências. É até compreensível. É nesta época do ano que a mídia do planeta se volta para o norte da Alemanha em busca de belas imagens do evento.

Em uma semana de feira, alguns padrões de comportamento visual foram anotados por este repórter.

A começar pelas cores em alta por aqui: preto e bege. Apesar de frio, melhor deixar o branco dentro do armário. Se vier para a Alemanha, opte por roupas mais justas ao corpo. Evite gorros.

Em vez deles, tente um boné tipo "cap", à la Che Guevara. Está na cabeça de nove entre dez jovens daqui. Na cartilha fashionista da Cebit, cachecol vale, mas não pode ser de lã, daqueles que estufam. Enfim, mesmo com frio, há de se manter "minimal".

O jornalista viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil

Leia mais
  • Aparelhinhos que fazem de tudo são atração na Cebit
  • Televisão no celular é aposta na Europa
  • Diário de Hannover: Cebit movimenta turismo sexual de cidade alemã
  • Largada da Cebit 2007 registra crescimento de 10% do público
  • Diário de Hannover: Feira de informática estimula o toque
  • Diário de Hannover: Aeroporto recebe turistas com tecnologia do cão

    Especial
  • Leia mais no especial sobre a Cebit 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página