Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2007 - 13h20

Classes C, D e E superam classe A e B no uso de torpedos

Publicidade

da Folha Online

As classes C, D e E juntas superam as classes A e B no uso de mensagens de texto de celular, os chamados torpedos, indica um estudo feito pela LatinPanel, um dos maiores institutos de pesquisa de consumo domiciliar da América Latina.

Segundo o levantamento, estimulados pelo custo menor que o das ligações tradicionais, do total de usuários dessa comunicação, 32% são da classe C e 19% pertencem às classes D e E, ante 49% de usuários das classes A e B.

O levantamento, realizado em dezembro de 2006, tem como base uma amostra de 19.830 indivíduos de todo o país. O estudo aponta que no Brasil, 31% dos entrevistados lançam mão do celular para envio e recebimento de mensagens.

A região Sul é campeã na modalidade de comunicação. Cerca de 40% dos gaúchos usam o recurso em aparelhos de telefonia móvel. A pesquisa --que contou as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio separadamente-- indicou que a região Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio) vem em segundo lugar, com 39% de utilização da ferramenta.

A região metropolitana o Rio é terceira colocada (36%), seguida por Centro Oeste (32%), Grande São Paulo (28%) e Norte e Nordeste (25%).

MSN

A pesquisa da LatinPanel também investigou o uso do messenger como ferramenta pelos usuários de computador. Os dados mostram que 10% dos brasileiros aderiram à ferramenta que permite conversar em tempo real com os demais usuários.

O site de relacionamentos Orkut também tem grande presença no país. Cerca de 10,7% dos indivíduos declaram fazer parte da comunidade.

Já as TVs por assinatura alcançam um número significativamente menor de usuários. No total Brasil, apenas cerca de 6,8% dos indivíduos declararam ter acesso a TV a cabo.

Leia mais
  • "Geração YouTube" é mais narcisista, diz estudo norte-americano
  • Uma em cada cinco pessoas já "traiu" por torpedo, diz pesquisa
  • Chineses irão enviar 14 bilhões de torpedos no Ano Novo
  • Site norte-americano promove namoro com presidiários
  • Ladrão devolve celular após torpedos comoventes

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre torpedos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página