Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2007 - 12h26

Evento nos EUA reúne gigantes da indústria de videogame

Publicidade

GLENN CHAPMAN
da France Presse, em São Francisco

Os fabricantes de videogame e principais projetistas de programas de informática estão reunidos na Califórnia para apresentar nesta semana, no E3 Media & Business Summit, os jogos que prometem fazer os novos sucessos dessa indústria multimilionária.

O encontro, que começou na quarta-feira (11) em Santa Monica, reúne grandes fabricantes de consoles --como a Microsoft, a Nintendo e a Sony-- e de jogos --como a Disney Interactive Studios e a Ubisoft. É a ocasião para as empresas apresentarem os títulos que estarão disponíveis para o Natal.

O evento segue os conceitos, em menor escala, da E3 (Exposição de Eletrônica para o Entretenimento), que se tornou uma grande feira de alta tecnologia, atraindo 60 mil pessoas no ano passado. Desta vez o encontro, apenas para convidados, está limitado à imprensa e aos grandes atores do setor: espera-se que entre 3.000 e 4.000 grandes responsáveis pela indústria se reúnam no local até hoje.

"Neste ano, nos limitamos [...] às pessoas que realmente definem os rumos da indústria", disse Dan Hewitt, da Associação de Software para Entretenimento, que organiza o encontro.

Cenário

A reunião é realizada dois dias depois de a Sony ter anunciado a diminuição dos preços de seus consoles PlayStation 3 (PS3), cujas vendas não progrediram após seu lançamento em novembro passado.

Alguns dias antes, na sexta-feira, a Microsoft anunciou que pretende gastar mais de US$ 1,15 bilhão para reparar ou substituir consoles Xbox 360 com defeito após problemas de aquecimento.

Enquanto isso, sua rival Nintendo desfruta de uma imensa onda de popularidade, vendendo seus consoles Wii quase ao ritmo de produção desde seu lançamento, em novembro de 2006.

Os atores do setor se perguntam se os rivais da empresa japonesa tentarão imitar a particularidade do console Wii --utilizar sensores que detectam posição, orientação e movimentos.

A indústria dos games poderá registrar neste ano um recorde nos lucros, previu a analista Anita Frazier do instituto NPD. Nos cinco primeiros meses de 2007, foram vendidos US$ 5 bilhões em equipamentos e videogames nos Estados Unidos --uma alta de 47% em relação ao mesmo período de 2006, segundo o NPD.

Para mais informações sobre o E3 Media & Business Summit, acesse o site oficial: www.e3summit07.com

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página