Publicidade
Publicidade
Evento nos EUA reúne gigantes da indústria de videogame
Publicidade
GLENN CHAPMAN
da France Presse, em São Francisco
Os fabricantes de videogame e principais projetistas de programas de informática estão reunidos na Califórnia para apresentar nesta semana, no E3 Media & Business Summit, os jogos que prometem fazer os novos sucessos dessa indústria multimilionária.
O encontro, que começou na quarta-feira (11) em Santa Monica, reúne grandes fabricantes de consoles --como a Microsoft, a Nintendo e a Sony-- e de jogos --como a Disney Interactive Studios e a Ubisoft. É a ocasião para as empresas apresentarem os títulos que estarão disponíveis para o Natal.
O evento segue os conceitos, em menor escala, da E3 (Exposição de Eletrônica para o Entretenimento), que se tornou uma grande feira de alta tecnologia, atraindo 60 mil pessoas no ano passado. Desta vez o encontro, apenas para convidados, está limitado à imprensa e aos grandes atores do setor: espera-se que entre 3.000 e 4.000 grandes responsáveis pela indústria se reúnam no local até hoje.
"Neste ano, nos limitamos [...] às pessoas que realmente definem os rumos da indústria", disse Dan Hewitt, da Associação de Software para Entretenimento, que organiza o encontro.
Cenário
A reunião é realizada dois dias depois de a Sony ter anunciado a diminuição dos preços de seus consoles PlayStation 3 (PS3), cujas vendas não progrediram após seu lançamento em novembro passado.
Alguns dias antes, na sexta-feira, a Microsoft anunciou que pretende gastar mais de US$ 1,15 bilhão para reparar ou substituir consoles Xbox 360 com defeito após problemas de aquecimento.
Enquanto isso, sua rival Nintendo desfruta de uma imensa onda de popularidade, vendendo seus consoles Wii quase ao ritmo de produção desde seu lançamento, em novembro de 2006.
Os atores do setor se perguntam se os rivais da empresa japonesa tentarão imitar a particularidade do console Wii --utilizar sensores que detectam posição, orientação e movimentos.
A indústria dos games poderá registrar neste ano um recorde nos lucros, previu a analista Anita Frazier do instituto NPD. Nos cinco primeiros meses de 2007, foram vendidos US$ 5 bilhões em equipamentos e videogames nos Estados Unidos --uma alta de 47% em relação ao mesmo período de 2006, segundo o NPD.
Para mais informações sobre o E3 Media & Business Summit, acesse o site oficial: www.e3summit07.com
Leia mais
- PlayStation 3 decepciona e faz Sony repensar vendas
- Versão mais leve do PlayStation Portable chega em setembro aos EUA
- Filmes da Disney terão download para proprietários de Xbox
- Electronic Arts revela detalhes sobre videogames de Spielberg
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas