Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2008 - 09h33

Bill Gates chora na despedida da Microsoft

Publicidade

da Reuters, em Redmond (EUA)

Bill Gates despediu-se na sexta-feira (27) da Microsoft para se dedicar em tempo integral à filantropia na organização Bill & Melinda Gates Foundation. "Não haverá um único dia na minha vida em que não estarei pensando sobre a Microsoft, sobre as grandes coisas que estamos fazendo e que desejamos fazer", afirmou Gates, que enxugou algumas lágrimas quando um grupo de funcionários se levantou para aplaudi-lo de pé.

Em um evento com funcionários da Microsoft realizado na sede da empresa, em Redmond, Gates subiu ao palco ao lado do executivo-chefe da empresa, Steve Ballmer.

Ballmer, um colega da Universidade Harvard que foi trabalhar na Microsoft à convite de Gates, ficou emocionado ao descrever o impacto de Gates sobre a empresa e sobre a sociedade em geral. "Não há uma forma de agradecer ao Bill. O Bill é o fundador. O Bill é o líder', afirmou Ballmer. 'Este é o bebê do Bill."

Ballmer afirmou que pensou em abandonar o emprego um mês depois de ter ingressado na Microsoft. Gates pediu veementemente que ele ficasse. "Foi isto o que o Bill me disse: 'Você não está entendendo. Você não está entendendo. Vamos colocar um computador sobre todas as mesas e em todos os lares", afirmou Ballmer.

Gates deixa toda uma vida dedicada ao desenvolvimento de software e concentrará suas energias em promover a descoberta de novas vacinas ou o financiamento de projetos em países em desenvolvimento.

A Microsoft continuará sob o comando do executivo-chefe, Steve Ballmer, do chefe de estratégia e pesquisa, Craig Mundie, e do chefe para arquitetura de softwares, Ray Ozzie. Em junho de 2006, Ozzie já havia assumido o posto de Gates como responsável pela arquitetura de software da Microsoft.

Como é o maior acionista da Microsoft, Gates continuará a ser o presidente do conselho da empresa e a trabalhar em alguns projetos especiais de tecnologia. A participação de 8,7% que ele detém na companhia vale cerca de US$ 23 bilhões.

Ballmer e a direção da Microsoft, no entanto, terão de enfrentar os novos desafios da companhia que viu cair seu lucro no último trimestre em 11% e perdeu a batalha pelo controle do mercado de buscadores da internet para o Google, especialmente após seu fracasso em adquirir a Yahoo!.

As inúmeras críticas recebidas por seu último sistema operacional, o Windows Vista, com problemas de compatibilidade com outros programas e periféricos, não impediu que sua comercialização vingasse, já existindo mais de 140 milhões de variações no mundo todo.

Muitos usuários e empresas continuam, no entanto, ligados ao seu antecessor Windows XP, que tem seus dias contados. Entretanto, aumenta a popularidade dos sistemas operacionais gratuitos como o Linux e cresce a fração do mercado dos dispositivos da Apple, concorrente da Microsoft que utiliza programas próprios.

Gates sai justamente quanto é considerado o terceiro homem mais rico do mundo, com uma fortuna que atinge US$ 58 bilhões, segundo a revista "Forbes".

Comentários dos leitores
sandro beraldo (6) 02/07/2008 19h18
sandro beraldo (6) 02/07/2008 19h18
O empreendedorismo de Gates é impressionante. Apesar de seu perfil tipicamente NERD, ele conseguiu amealhaar uma equipe de pessoas e lhes vender a idéia, o sonho de um sistema operacional "fácil de operar" para o mundo inteiro. Todos os que acreditaram no mesmo sonho acertaram em cheio. Mas em algum momento a grandeza de seu empreendimento ganhou vida própria e transformou a grande idéia num negócio mostruoso, devorador de outras boas idéias, implacável e intolerável com a concorrência. Também começou a almejar o domínio de toda iniciativa. Não há nada praticamente, em termos de informática, seja hardware, sejam games, seja softwares produtivos ou não, entretenimento, mídia, buscadores, desenvolvimento, empreendimentos.. sobre o que a Microsoft tente lançar seus tentáculos. Ora e é por isso que ela atrai tanta antipatia. Por causa dessa gula exacerbada por lucro e domínio. Mas não pela idéia em si. Eu acho Gates um cara bem bacana, simples e acessível. Mas a Microsoft não.. ela é detestável. 6 opiniões
avalie fechar
Cris S (2) 30/06/2008 15h48
Cris S (2) 30/06/2008 15h48
CAMPINAS / SP
Bill, sentiremos saudades - amo a Microsof !!!! 11 opiniões
avalie fechar
Ricardo Timoteo (5) 30/06/2008 13h30
Ricardo Timoteo (5) 30/06/2008 13h30
A Microsoft permitiu que os computadores deixassem de ser "maquinas" misteriosas só operadas por "gênios". As pessoas que a criticam precisam apresentar algo melhor e que realmente funcione na mesa do leigo. Eu sou a favor da Microsoft e do Linux. É muito fácil criticar um sistema que procura entregar tudo de mão beijada ao usuário final no caso do Windows. Porque o Linux sendo tão bom e maravilhoso não toma o lugar da Microsoft? É fácil de responder, Linux é para Servidores e pessoas Técnicas não ajuda em nada o usuário leigo. Está ai o segredo da Microsoft. 50 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (5)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página