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Telefônica diz que equipamentos de roteamento geraram pane
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da Folha Online
A Telefônica informou nesta sexta-feira que a pane de internet gerada pela empresa teve origem em equipamentos responsáveis pelo roteamento (distribuição de dados) de sua rede. A companhia diz que "continua trabalhando" para "obter informações mais precisas" sobre o problema.
O roteamento é o sistema utilizado na internet para distribuição de "pacotes" de dados, determinando o "destino" das informações. Segundo o Marcelo Zuffo, professor da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), esse tipo de problema é "normal, assim como em qualquer equipamento eletrônico". "O que não é normal é [a Telefônica] ter comido essa bola. Trata-se de um sistema crítico, em que, por definição, é preciso haver redundância".
Mesmo após empresa ter informado que a pane na rede da empresa foi solucionada, internautas afirmam que a dificuldade no acesso à internet continua hoje. A empresa afirma que esses problemas de acesso são pontuais --considerados normais no Speedy-- e não têm relação com a pane apresentada entre quarta-feira (2) e ontem.
Hoje, o ministro Hélio Costa (Comunicações) admitiu que o sistema de transmissão de dados e banda larga é "vulnerável" --ele se referia à pane na rede Telefônica. O ministro lamentou o ocorrido e afirmou que é necessário haver uma espécie de plano "C", uma vez que o "B" falhou, para ser colocado em prática.
Segundo o professor da USP, a pane mostra que a empresa não tinha um plano de contingência, para combater rapidamente um problema como esse. "Nesse tipo de sistema [roteamento], é preciso cogitar até um míssil, são sistemas hiperseguros", diz. Ele não descarta que o problema possa ter sido provocado em um ataque --a Telefônica não se pronunciou sobre o assunto.
Falhou"
Questionado se a Telefônica não deveria ter um plano B, para compensar os problemas de sua rede principal, Ronaldo Sardenberg, presidente da Anatel, afirmou que "eles seguramente têm". "Até considerando o vulto de investimentos que fizeram, seria estranho se não tivessem. Agora, o plano B, pelo jeito, falhou", disse.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os serviços de emissão de boletim de ocorrência on-line e nas delegacias foi normalizado hoje, após ficarem fora do ar desde quarta-feira (2). Nas unidades do Poupatempo, o atendimento também é normal.
A pane gerou reflexos nos serviços de banda larga do provedor Speedy, conexões dedicadas (de alta velocidade, utilizadas principalmente por empresas) e outros tipos de acesso. Embora a empresa tenha informado que o problema atingiu, principalmente, clientes corporativos, houve queixas de clientes individuais sem a conexão ou com serviço precário.
O serviço começou a ser normalizado por volta das 20h30 de ontem na Grande São Paulo e nas cidades do Vale do Paraíba e do litoral. Somente às 23h todas as regiões do Estado voltaram a ter acesso á rede, segundo a Telefônica.
Os clientes da Telefônica que sofreram prejuízos em razão da pane de internet apresentada no Estado de São Paulo podem pedir indenização na Justiça. O Procon notificou a empresa e pediu esclarecimentos sobre o fato, incluindo os motivos do problema, a solução encontrada e o ressarcimento dos internautas que ficaram sem o serviço.
O Procon afirma que a empresa deve fazer um abatimento nos valores cobrados dos clientes, em quantia proporcional ao período em que o serviço ficar indisponível.
A instituição informou ainda que os clientes que tiveram prejuízos financeiros ou danos em função da ausência da internet devem recorrer à Justiça contra a Telefônica e pedir indenização. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informa que está investigando o assunto.
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+ Comentadas
Instabilidade da Telefônica.. Quanto $ receberíamos pelo não atendimento.
Para isso disque para a telefônica informando sobre quanto tempo ficou fora do ar e peça ressarcimento proporcional a esse período. Como posso mensurar isso??
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A linha telefônica fica não raras vezes cruzada, além das conexões serem intermitentes.
Outro dia, conectei com o discador itelefonica e não dava linha, e tirei o telefone do gancho para escutar se havia sinal da internet sendo conectada. Não sei por que mas o telefone discado era do 181 Disque denúncia... e a linha caiu. Após alguns (vários) minutos a linha voltou e entrei em contato com o 10315 para avisá-los sobre o problema. Adotei as recomendações, consegui conectar, após um tempo caiu. Tentei conectar, mas continuou a ligar para o 181. Liguei de novo para o 10315 e disseram que o problema seria sanado, e foi. Mas a linha continua caindo com a internet ou em ligações e o Speedy banda larga não chega...
O quanto nosso país está perdendo ao não ser atendido por estas conexões.
Otimizamos nosso tempo ao utilizar a Internet tanto para comunicação, trabalho, pesquisa, diversão, controle e segurança e a nossa Telefonica continuando a investir em atendimento aos clientes ao inves de investir em infraestrutura e trenamento aos técnicos ou confiabilidade da infraestrutura de comunicação.
Onde e quando os órgãos fiscalizadores atuarão.
Este tempo que ficamos sem comunicação (linha) poderia ser reembolsado.
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Então, está tudo resolvido, não é?
ANATEL, que tem como presidente um advogado/diplomata, que não sabe a diferença de Bel e decibel, ficou bem;
Telefônica, uma espanhola que manda no Brasil, ficou bem;
As multas aplicadas contra a Telefônica, dinheiro para caramba, foram perdoadas;
Os clientes da Telefônica, se ferraram, once again!
Quer mais ou está bom?
Brasileiros são tão bonzinhos!
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