Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2001 - 05h19

Internet apresenta o futuro de cada um

Publicidade

BÁRBARA ABRAMO
da Folha de S.Paulo

A internet é a nova parada para quem deseja saber mais sobre si e tem uma dose de fé no desconhecido, com disposição para apelar serviços esotéricos. Pela rede, é possível ter acesso a muitas informações que antigamente dependiam de consultas individuais.

Astrólogos, cartomantes, quiromantes, leitores de tarô e I Ching estão ao alcance de um clique. Mas será que esses serviços são realmente confiáveis?

Muitos funcionam relativamente bem, se o objetivo é informar e atrair para esse complexo mundo de conhecimentos. A maioria fica aquém do prometido. Pela simples razão que a consulta, ao vivo e a cores, é fundamental.

Mesmo assim, de modo geral, os serviços on-line recebem a aprovação de especialistas consultados pela Folha.

Um exemplo de conteúdo diferente pode ser encontrado no site AsiaFlash, de astrologia chinesa, com muita variedade (www.asiaflash.com).

Com raras exceções, sites como esse são voltados para suprir a demanda crescente por analises rápidas. Ocorre que, quando isso acontece, a complexidade da astrologia corre o risco de se perder.

Alguns sites trazem serviços de apelo menos glamouroso, porem eficientes, tendo em vista os limites óbvios que a ausência de um profissional on-line impõe.

Um deles, indicado pela astróloga Daniela Ramos, é o Porto do Céu (www.portodoceu.com.br), que oferece serviços de mapa astral on-line, artigos e entrevistas com astrólogos. O conteúdo foge um pouco da moda da astrologia psicológica que tanto sucesso fez no país. O site já ganhou duas vezes o Prêmio iBbest na categoria Esoterismo.

Outro bom site brasileiro é o Astronline (www.astronline.com.br), coordenado pela astróloga Claudia Lisboa. Traz análises astrológicas semanais, serviços gratuitos de astrologia e uma seção para adolescentes.

Já no Astrobrasil (www.astrobrasil.com.br), o astrólogo responsável, Maurício Bernis, é especialista em astrologia financeira. Ele faz análises de astrologia (cobradas), mediante pedido on-line. E oferece cursos gratuitos na rede, inclusive para iniciantes.

O Astrológica (www.astrologica.com.br) mantém astrólogos do outro lado da linha. Há opções até para os amantes da astrologia cármica.

Mapa astral
Os sites que oferecem informações sobre signos -normalmente da posição do Sol quando a pessoa nasceu- são como fotos 3x4, se comparados às consultas feitas por um astrólogo. Como adverte Cris Abbade, astróloga e horoscopista das revistas "Planeta" e "Marie Claire", "os problemas podem surgir no momento em que o leitor não pode esclarecer as dúvidas surgidas e acaba fazendo sua própria interpretação".

Os sites que disponibilizam o mapa astral on-line -nada mais do que relatórios gerados por computador- são, na sua maioria, gratuitos. Esses sites exigem a entrada manual de alguns dados pessoais do nascimento.
Cidade, estado, ano, mês, dia e horário o mais correto possível são repetidamente requeridos. Muitos sites necessitam que a pessoa informe a latitude, a longitude e o fuso horário de onde nasceu.

Apenas alguns sites, como o excelente Astrodienst (www.astro. com), dispõem dos dados geográficos armazenados. O que é muito importante, porque a astrologia não entende aproximações. Se você digitar São Paulo como lugar de nascimento, mas nasceu em São José dos Campos, o resultado não será o seu mapa.

Alguns sites se baseiam nos dados astrológicos para analisar compatibilidades amorosas. Um exemplo é o Astrology.com (www.astrology.com), site norte-americano que traz análises personalizadas (pagas) e relatórios gerados por computador abordando também a vida amorosa. É um dos melhores do gênero, explorando ao máximo o que a interatividade pode oferecer.

Enquadra-se também nessa linha o Zodiacal Zephyr (www.zodiacal.com), indicado pela maioria dos astrólogos consultados. A seção de perguntas frequentes (FAQ) é cuidadosa, e o site dá entrada para algumas das melhores páginas de astrologia do mundo.

Bem-humorado, o site do astrólogo Jonathan Cainer (www.cainer.com) traz serviço consultas pagas e enviadas por e-mail. Há um arquivo com gravações em áudio e video sobre temas astrológicos e previsões.

Já o site americano Astrocenter (www.astrocenter.com) envia o horóscopo diário por e-mail, mas você poderá receber mensagens que poderíamos definir como spam astrológico...

Leia mais:
Internet mostra o futuro em guias esotéricos
Confira alguns sites de astrologia
Escolas de astrologia estão na rede
Software auxilia o aprendizado
Sites têm "cesta básica" esotérica
Especialistas criticam serviços on-line

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página