Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2001 - 12h36

Terrorismo impulsiona vendas on-line nos EUA

Publicidade

da Agência Lusa

Os ataques terroristas do dia 11 de setembro em Nova York e Washington e os alarmes sobre o antraz impulsionaram o comércio eletrônico nos Estados Unidos.

Diversas empresas e analistas indicaram que as vendas on-line aumentaram desde o último mês, o que, em parte, se pode explicar pela tendência dos norte-americanos de ficarem em casa nos momentos de crise.
De acordo com uma pesquisa da BizRate.com, empresa que analisa a atividade de mais de 2.000 lojas virtuais, as vendas na internet registraram crescimento de 17% entre 10 de setembro e 8 de outubro.

Segundo a pesquisa, as perspectivas para o período de vendas de final de ano também são positivas, com um aumento previsto de 31% em relação a 2000.

Também a empresa de consultoria Forester prevê um crescimento nas vendas de 10% no período de férias, apesar do impacto dos ataques terroristas no consumo geral.

Segundo análise da empresa, os consumidores dos Estados Unidos estão com medo de voar e vão enviar presentes às suas famílias em vez de visitá-los.

Porém, nem todos concordam com esse argumento ou prevêem melhor desempenho do comércio eletrônico.

Para os analistas da Jupiter Media Metrix, o desaquecimento global da economia vai afetar igualmente o consumo na internet. Em um relatório divulgado nesta semana, a Media Metrix prevê algumas mudanças nas estratégias para atrair clientes.

Segundo os analistas, os descontos nos produtos são menos produtivos para as companhias, que vão começar a oferecer, em alternativa, o transporte gratuito dos produtos.

Outro relatório da consultoria Nielsen/NetRatings assinala que 39 milhões de norte-americanos efetuaram, pelo menos, uma compra on-line em setembro —um recorde para o setor.

Entretanto, a Nielsen/NetRatings adverte que o aumento de compradores não significa, necessariamente, um maior volume de dinheiro, já que a consultoria inclui a venda de passagens de avião em sua soma.

Enquanto foram gastos US$ 5,5 bilhões na internet no mês de agosto, o valor em setembro ficou em US$ 4,7 bilhões.

Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia


  • Leia mais notícias da Agência Lusa
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página