Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2002 - 17h12

Portugal inaugura rede de alta velocidade para pesquisa

Publicidade

da Agência Lusa

O ministro da Ciência e da Tecnologia anunciou hoje a criação de uma rede de transmissão de dados a alta velocidade dedicada à pesquisa científica e utilizada por vários centros de saber.

Na inauguração do Centro de Física Computacional (CFC) da Universidade de Coimbra, Mariano Gago revelou que a futura rede vai permitir trabalhos de pesquisa, utilizando as redes locais de computadores como se fossem um único grande sistema.

A criação desta rede deverá ser aprovada dentro de alguns dias e deverá entrar em funcionamento em fevereiro, "ligando os centros de pesquisa informatizados", desde universidades a politécnicos.

O Centro de Física Computacional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra foi hoje aberto ao público e conta com 37 computadores ligados em rede, número que poderá ser elevado para uma centena, revelou José Dias Urbano, diretor do Departamento de Física.

Este equipamento, que custou cerca de 300 mil euros (US$ 264,5 mil), permite uma "maior competitividade do cálculo científico" é a maior estrutura do gênero existente em Portugal.

Para rentabilizar o equipamento, o Centro de Física Computacional celebrou hoje protocolos de utilização com os centros de engenharia mecânica e de matemática.

Além destes centros, o CFC pretende alargar a utilização da rede informática a outros parceiros, ligados a núcleos de investigação onde seja necessário efetuar cálculo científico de grandes dimensões.

Para Mariano Gago, este tipo de iniciativas são fundamentais para o futuro da ciência em Portugal, considerando que "ganhar capacidades em computação distribuída e paralela é essencial" num quadro europeu onde a investigação científica existe em larga escala há dezenas de anos.

"Nos últimos anos houve um enorme desenvolvimento na rede nacional de computação" e até ao final do mês, o ministério pretende abrir uma nova ligação de alta velocidade com o resto da União Européia, anunciou o ministro.

Leia mais notícias da Agência Lusa
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página