BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Interação > Especial de Natal
BUSCA
O Natal encontra o cinema


O cinema sempre andou de mãos dadas com o Natal. Não só porque o tema é muito rico em lendas e tradições, mas também porque a festa acontece na época das férias, o que proporciona grandes números de bilheteria para os estúdios. Veja abaixo as sinopses de alguns dos mais memoráveis filmes de Natal de todos os tempos!

"A Felicidade Não se Compra"
EUA, 1946, Dir.: Frank Capra
George Bailey era um homem feliz, que sonhava conhecer todo o mundo e fazer viagens fantásticas. Todos seus sonhos são deixados de lado quando ele precisa ajudar a tocar a empresa de seu pai, para evitar que caia nas mãos do maligno senhor Potter. Num momento de desespero, George pede aos céus para nunca ter nascido. Seu desejo é atendido e ele verá como seria a vida de todos que o rodeiam caso ele nunca houvesse estado lá, sempre guiado pelo simpático anjo Clarence.
 
"O Natal do Mickey Mouse"
EUA, 1983, Dir.: Burny Mattinson
O filme traz quatro histórias de natal, entre elas, a idéia da Disney para o "Conto de Natal", de Charles Dickens. Tio Patinhas faz o papel de Ebenezer Scrooge (nada mais apropriado, já que o nome do personagem em inglês é Uncle Scrooge). Ele é um pato amargurado e maldoso que é visitado pelos fantasmas dos natais passado, presente e futuro na véspera do Natal, para aprender sobre o verdadeiro significado dessa festa.
 
"Os Fantasmas Contra Atacam"
EUA, 1988, Dir.: Richard Donner
Nesta versão moderna do conto de Dickens, Bill Murray é um importante executivo de uma emissora de Nova York que não hesita em despedir funcionários na véspera do Natal e maltratar até mesmo sua própria família.
 
"De Ilusão Também se Vive"
EUA, 1947, Dir.: George Seaton
Refilmado em 1994 como "Milagre na Rua 34", o filme mostra a história de Kris Kringle, um simpático velhinho que tem por missão fazer com que Doris Walker, a cética gerente da loja Macy's, e sua igualmente cética filha acreditem na existência de Papai Noel e da magia do Natal. Só que ele acaba arranjando muita confusão quando revela sua verdadeira identidade: ele é o próprio Papai Noel.
 
"Esqueceram de Mim"
EUA, 1990, Dir.: Chris Columbus
Num dos mais novos "clássicos" do Natal, Kevin (Macaulay Culkin) é esquecido em casa por sua numerosa família quando todos viajam para passar o Natal em Paris. Sozinho, ele precisa defender-se de uma atrapalhada dupla de ladrões que resolve assaltar sua casa nesta noite mágica.
 Destaques
Cinema
Quer entrar no clima? Veja dicas de filmes
Pelo mundo
Você sabe dizer Papai Noel em alemão?
Origens
São Nicolau inspirou o nosso Papai Noel
Compras
Folhashop tem as melhores ofertas

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.