Livraria da Folha

 
06/11/2009 - 20h27

Livro sobre Lula é "totalmente diferente" da tese, diz autora após polêmica

da Livraria da Folha

A jornalista Denise Paraná, autora da biografia sobre o presidente Lula, diz que o livro "A História de Lula: O Filho do Brasil" (Editora Objetiva) é totalmente diferente de sua tese de doutorado, defendida em 1995.

Divulgação
Por conta do filme, jornalista relança livro que foi tese de doutorado
Por conta do filme, jornalista escreve livro sobre o presidente

Tas diz que Lula é gênio do ilusionismo e lança livro de frases
Livro que retrata a vida de Lula começa a vender hoje
Veja cenas do longa-metragem "Lula, o Filho do Brasil"

Ela contesta rumores de que a Fundação Perseu Abramo poderia processar a Objetiva por causa da semelhanças entre o novo livro e a tese publicada em 2002.

"Este meu segundo livro foi escrito nos últimos meses, depois do filme pronto. É totalmente diferente da tese. Este novo livro é resultado de uma série de pesquisas e entrevistas recentes que fiz aqui em São Paulo e no sertão de Pernambuco, além, é lógico da minha pesquisa de doutorado", diz a autora à Livraria da Folha.

Ele conta que, em "A História de Lula: O Filho do Brasil", usou a técnica narrativa da ficção e uma linguagem mais simples e acessível que a da tese de 530 páginas.

A tese de doutorado saiu em 2002 pela Fundação Perseu Abramo com o título "Lula, o Filho do Brasil". Foi a tese que inspirou e deu título ao filme do Fábio Barreto ("O Quatrilho"), estrelado por Glória Pires no papel da mãe de Lula, com previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 1º de janeiro de 2010.

"Houve uma confusão por conta da semelhança do tema e dos títulos, ainda há muita gente pensando que a Objetiva está relançando a tese de que está com a Fundação Perseu Abramo. Não se trata disso. São dois livros diferentes sobre o mesmo personagem. São publicados por editoras diferentes e estarão à venda ao mesmo tempo nas livrarias", informa Denise.

Ela aponta outra diferença entre as duas obras: o novo livro tem como foco principal a relação do Lula com a mãe, dona Lindu. Neste novo livro de 140 páginas, a biografia de Lula e de sua mãe Lindu se entrelaçam.

A História de Lula: O Filho do Brasil
Autora: Denise Paraná
Páginas: 144
Quanto: R$ 24,90
Onde comprar: na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página