Livraria da Folha

 
13/08/2010 - 18h10

Multidão costura cigano dentro da barriga de um cavalo; leia trecho de "Reis & Rainhas"

da Livraria da Folha

Membro de uma das famílias mais abastadas da Europa do século 16, Elizabeth Báthory ficou conhecida como a "Condessa Sanguinária". A linhagem dos Báthory dominou por muitos anos a Polônia e a Transilvânia, um deles lutou com Vlad 3º --nobre que inspirou o famoso romance de Bram Stoker-- contra os turcos.

Divulgação
A história dos mais polêmicos monarcas e nobres europeus, com textos extremamente curiosos
A história dos mais polêmicos monarcas e nobres europeus

O próprio marido, Ferenc Nadasdy, considerava seus atos abjetos e excessivos --e o conde não era lá o melhor dos cristãos, açoitava com prazer todos os que o contradiziam.

Elizabeth entrou para a história por se banhar em sangue de virgens para manter a juventude. Nesses festins, a condessa se comprazia em mordiscar a carne dos seios e pescoço de suas vítimas.

O livro "A História Secreta dos Reis & Rainhas da Europa" conta a história da família Báthory e de outros monarcas enlouquecidos que trouxeram muita dor e angústia ao povo por vários séculos. O volume traz reflexões a respeito de como o poder pode subir na cabeça dos homens e mulheres, um ótimo motivo para comemorar a República; leia abaixo um trecho do volume.

-

Espetáculo de Horror

Ainda criança, Elizabeth Báthory testemunhou a execução pública de um cigano sentenciado à morte por traição. No século 16, e mesmo muito depois, os ciganos eram praticamente considerados humanos inferiores; em algumas regiões, podiam ser caçados como animais. Isso talvez explique o motivo pelo qual a execução que Elizabeth testemunhou foi tão impressionante. Primeiro, o ventre de um cavalo vivo foi dissecado. O cigano foi enfiado no espaço aberto e a incisão foi costurada, com ele dentro. O espetáculo prosseguiu com o cavalo contorcendo-se em horrível agonia, em meio a muito sangue, enquanto o cigano tentava desesperadamente escapar. Só quando o cavalo e o cigano pararam de agitar-se, evidentemente mortos, o bárbaro espetáculo teve fim e a platéia dispersou-se. Se esse evento horripilante foi responsável pela brutalidade de Elizabeth, é tema para discutir-se, mas é bastante provável que tenha influenciado a deformação de sua personalidade. Verdade é que cometeu crimes espantosamente cruéis.

A História Secreta dos Reis & Rainhas da Europa
Autor: Brenda Ralph Lewis
Editora: Europa
Páginas: 258
Quanto: R$ 149,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou no site da "Livraria da Folha"

 
Voltar ao topo da página