Livraria da Folha

 
27/03/2010 - 10h07

Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. lança livro; leia trecho e ouça o autor

FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha

Divulgação
Livro fomenta a curiosidade e mostra que tudo é assunto para a filosofia
Livro incita a curiosidade e mostra que tudo é tema para a filosofia

Por se autonomear filósofo, por seguir o pragmatismo norte-americano --atitudes que não são muito bem vistas no meio acadêmico brasileiro-- e por expressar livremente suas opiniões polêmicas na internet, Paulo Ghiraldelli Jr. é amado e odiado por muitos.

Nascido em São Paulo, Ghiraldelli é um dos maiores divulgadores da filosofia e da educação no Brasil. Autor de diversos livros sobre o assunto, o professor falou com a Livraria da Folha sobre seu novo livro "A Aventura da Filosofia: De Parmênides a Nietzsche" (Manole, 2010).

Na conversa, o professor explicou o motivo da escolha de Parmênides --Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo-- como partida e de Nietzsche ponto final da aventura filosófica.

Abaixo, escute o áudio e leia prefácio do novo livro de Ghiraldelli.

Ghiraldelli

*

Prefácio

A "aventura da filosofia" é narrada aqui entre duas guerras, a de Platão contra Homero e a de Nietzsche contra Platão. É a nossa aventura. Nós, os ocidentais. Caso Platão não tivesse se insurgido contra Homero, seríamos totalmente diferentes. Caso Nietzsche não tivesse investido contra Platão... Ah! Nesse caso, não sabemos - ainda estamos em meio a essa guerra.

Em seu tempo, Homero atribuiu ao berço de nossa civilização o divisor de águas necessário para colocar helenos de um lado e bárbaros de outro. Ele contava cantando. Cantava sua poesia de cidade em cidade, e quem o entendia preparava-se para sentir no peito o orgulho de ser grego. Ser grego ou, melhor dizendo, ser heleno era pertencer ao campo dos que se ligavam aos deuses do Monte Olimpo e aos heróis que buscaram trazer Helena de volta de Tróia. Essa educação, um dia, pareceu insuficiente a um homem que se sentia até mais ligado aos deuses que outros, o nobre Platão. Ele inventou a filosofia contra Homero. Ou seja, contra os que, em vez de procurar a verdade pela razão, encontravam-na nas narrativas alheias, aceitando-as pela confiança na autoridade externa.

Essa ideia de tirar a autoridade da narrativa dos outros em favor da própria narrativa, construída a partir da razão, gerou "a aventura da filosofia". Todavia, que aventura entediante seria esta se fosse só isso. Não! Nem todos concordaram com Platão que a razão tinha tanta autoridade assim. Uns, que logo se portaram como inimigos declarados de Platão, disseram que a razão não tinha autoridade alguma. Outros, aliados de Platão, trataram de lhe dar apoio, acreditando que, talvez, Platão não pudesse se sustentar sozinho. Mas, um dia, já em nossos tempos, Nietzsche apareceu e afirmou que o problema não era o da razão ter ou não autoridade, e sim o de ela ter uma autoridade tão autoritária quanto aquela denunciada como nefasta por Platão: a autoridade externa de Homero.

A guerra de Nietzsche contra Platão foi inaugurada pelo ato tresloucado de Nietzsche: antes de dizer que há a verdade de um lado e a interpretação do outro, que tal dizer, mesmo que isso seja uma autorrefutação, que tudo é questão de interpretação? É nessa guerra que estamos. Mas, para entender como nos metemos nisso, temos que saber como foi a aventura até chegarmos aqui. Está pronto? Então, vamos!

*

"A Aventura da Filosofia"
Autor: Paulo Ghiraldelli Jr.
Editora: Manole
Páginas: 185
Quanto: R$ 31,20
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página