Livraria da Folha

 
18/06/2010 - 10h10

Conheça primeira biografia de José Saramago, morto nesta sexta-feira

da Livraria da Folha

José Saramago morreu na manhã desta sexta-feira (18), aos 87 anos. Filho e neto de camponeses pobres, Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, na Província do Ribatejo (sul de Portugal), em 16 de novembro de 1922.

Sua primeira biografia chegou às livrarias brasileiras em maio deste ano. "Saramago: uma Biografia" (LeYa, 2010), do escritor também português João Marques Lopes, acompanha a vida de um dos mais importantes escritores da história da literatura portuguesa.

Do seu nascimento em Azinhaga, Golegã, até o lançamento do polêmico "Caim", Saramago e sua carreira literária são radiografados por Lopes em 248 páginas. O exemplar percorre também a vida política do Nobel de Literatura e destaca os episódios polêmicos, como a demissão de jornalistas do "Diário de Notícias", tempo em que era diretor do jornal português.

Enquete: Qual seu Saramago preferido?

O biógrafo detalha o veto de "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" ao Prêmio Literário Europeu. Com a decisão de Saramago, o então subsecretário de Estado da Cultura do Governo Cavaco Silva Sousa Lara provoca contestações a qualquer tipo de censura à criação artística. A repercussão faz com que o escritor português decida viver na ilha espanhola de Lanzarote, nas Canárias.

Divulgação
Lopes percorre a vida de José Saramago, do seu nascimento na Aldeia da Azinhaga até a publicação de "Caim"
Lopes percorre a vida de José Saramago, do seu nascimento na Aldeia da Azinhaga até a publicação de "Caim"
 
Voltar ao topo da página