Livraria da Folha

 
25/05/2010 - 16h20

Buenos Aires tem a avenida mais larga do mundo; saiba mais sobre a cidade

MARCIO STRUMIELLO
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Obelisco x Caminito
Obelisco e detalhe do Caminito, no bairro de La Boca; cidade recebe bem o turista e tem preços acessíveis

Buenos Aires é um orgulho nacional para os argentinos. Maior cidade do país e capital federal, também foi o berço do tango, ritmo eternamente associado ao país, e grande palco da vida política, social e cultural da Argentina.

Fundada em 1536 por dom Pedro de Mendoza, Buenos Aires era uma pequena vila quando foi destruída por um ataque de índios em 1541. Em 1580 a região, por ser bem localizada na foz do rio da Prata, atraiu novos colonos e vingou de vez.

Divulgação
Guia Buenos Aires para Brasileiros 3a. edição, 2007 Cláudia Trevisan, Marcia Carmo DBA
Cada vez mais turistas brasileiros descobrem as atrações da cidade

Os portenhos, como são conhecidos os habitantes da cidade, têm a fama de gesticular como os italianos. Assim como São Paulo, a cidade recebeu grandes levas de imigrantes da Itália que influenciaram profundamente a vida e a cultura local. Há até a frase maldosa de que um portenho não é nada mais que "um italiano que fala espanhol, mas pensa ser inglês" dada a fama de arrogantes que os habitantes da cidade também possuem. Os turistas brasileiros, entretanto, não precisam se preocupar: acostumados com visitantes, muitos moradores de Buenos Aires são simpáticos e podem até surpreender ao arriscar algumas palavras em português.

Buenos Aires tem cenários marcantes. Passear por Puerto Madero, a região portuária revitalizada, caminhar pelos bosques de Palermo ou circular pela avenida 9 de Julio com o obelisco ao fundo são experiências que valem a pena. A avenida sempre atrai aglomerações -seja para um protesto ou para comemorar uma vitória da seleção nacional- e é tida como a mais larga do mundo, com mais de 140 metros de largura.

Divulgação
Buenos Aires Abra o Guia, Descubra o Mapa, Explore a Cidade1a. edição, 2008 Gallimard Publifolha
Várias regiões da cidade oferecem boas atrações para o turista

Passear por Buenos Aires é fácil. O metrô (chamado por eles de "Subte") atende bem aos principais locais turísticos e é barato, apesar de ser mais antigo e sujo que o metrô paulistano, por exemplo. Caminhar a pé também é uma alternativa agradável durante o dia e quando o frio não atrapalha. Os táxis portenhos são baratos e estão acostumados a levar brasileiros pelos pontos turísticos da cidade. Só é preciso ter um pouco de cuidado com a conversa fiada de alguns taxistas. O guia "Buenos Aires: seu guia passo a passo" oferece seis grandes mapas com detalhes sobre os principais pontos turísticos da cidade.

Buenos Aires talvez seja uma das cidades sul-americanas que mais se parecem com uma cidade europeia. No centro da capital portenha são comuns os edifícios com arquitetura inspirada na parisiense. São muitos os cafés na região central, e os portenhos têm por hábito frequentá-los. Edifícios no estilo art decó, art noveau e neogótico estão espalhados pela cidade. Em bairros como Palermo, os belos casarões se tornaram o local favorito para as embaixadas das muitas missões diplomáticas da cidade. Há quem diga que em seu melhor Buenos Aires lembra Madrid e até Paris.

Marcelo Justo/Folha Imagem
Restaurantes portenhos são conhecidos pela grande variedade e qualidade das carnes
Restaurantes portenhos são conhecidos pela grande variedade e qualidade das carnes

A gastronomia é outro ponto forte da capital argentina. Com o real valorizado em relação ao peso, compensa muito comer bem nos inúmeros restaurantes da cidade. As principais atrações são as carnes, muito saborosas e geralmente servidas em porções generosas. O tradicional alfajor com recheio de doce de leite ou as "medias lunas", nome dado por eles ao nosso croissant, são obrigações do visitante que procura uma refeição rápida e saborosa. O guia "Buenos Aires para brasileiros" tem informações sobre as principais atrações- gastronômicas ou não- da cidade em uma divisão por bairros, contando com telefones, endereços e até correio eletrônico de estabelecimentos.

Natacha Pisarenko/Leo La Valle/Divulgação/AP/Efe
Fotomontagem da Folha Online - Argentina
Bosque em Palermo, Casa Rosada e Puerto Madero;capital argentina é cidade vibrante e com inúmeras atrações

Lista do que fazer:

  • Visitar o famoso estádio do Boca Júniors, o La Bombonera
  • Passear pela Plaza de Mayo e ver a Casa Rosada, sede do governo argentino
  • Visitar a feira de San Telmo aos domingos
  • Aproveitar a picanha argentina
  • Assistir a um show de tango
  • Caminhar pela manhã nos bosques de Palermo
  • Passear pelo Caminito no bairro de La Boca
  • Visitar o reformado Teatro Colón, maior sala de ópera da América Latina
  • Conhecer o bairro da Recoleta
  • Tomar um café olhando para o obelisco da avenida 9 de Julio
  • Passear por Puerto Madero no fim da tarde
 
Voltar ao topo da página