Livraria da Folha

 
23/05/2010 - 11h15

Justiça impede nova tiragem do livro de médium sobre a pior tragédia aérea do país

SÉRGIO RIPARDO
da Livraria da Folha

Divulgação
Livro espírita diz que vítimas de acidente com Airbus da TAM foram algozes no passado
Livro espírita diz que vítimas de acidente com Airbus da TAM foram algozes no passado

O livro "O Voo da Esperança", escrito pelo médium Woyne Figner Sacchetin sobre o pior acidente aéreo do país, não poderá ter novas tiragens.

A decisão, em primeira instância (cabe recurso), foi tomada pela Justiça de São José do Rio Preto (438 km de São Paulo), que analisou a reclamação feita pela família de três vítimas da tragédia com o voo 3054 da TAM, no aeroporto de Congonhas (SP), em 2007.

Na obra, o médium escreve que os passageiros morreram porque foram algozes em uma vida passada. Sacchetin diz ter recebido o espírito de Santos Dumont (1873-1932). O caso tramita no fórum de São José do Rio Preto desde o fim do ano passado. A família sustenta que a obra denegriu a imagem de quem não está aqui para se defender.

Família quer retirada total

A professora Carmem Caballero perdeu a mãe (Maria Elizabete, 65) e duas filhas (Júlia, 14, e Maria Isabel, 10) no acidente no dia 17 de julho de 2007, quando um Airbus-A320, vindo de Porto Alegre (RS), saiu da pista de Congonhas, cruzou a av. Washington Luis e bateu no prédio do depósito da TAM, provocando um incêndio e a morte de 199 pessoas.

Mas a decisão judicial de impedir novas tiragens do livro lançado pela Lachâtre (ligada à editora Universo das Letras) foi considerada insuficiente para a família das três vítimas, que exige o recolhimento dos exemplares atualmente no mercado e ainda uma indenização por danos morais correspondente a mil salários mínimos (R$ 510 mil, em valor atual).

"Vamos recorrer da decisão no Tribunal de Justiça", disse, neste sábado (22) à Livraria da Folha o advogado Marco Aurélio Bdine, que defende a professora. Ele afirmou que, na última sexta-feira (21), já entrou com questionamento no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Marcelo Min/17.jul.07/AP
Sem apontar culpados, Aeronáutica divulga relatório sobre acidente da TAM
No fim de outubro de 2009, Aeronáutica divulgou relatório sobre a tragédia do vôo 3054 da TAM, que ocorreu em 17 de julho de 2007

Médium é oftalmologista

Paulista de Olímpia (434 km da capital), Sacchetin é médico oftalmologista e, entre seus livros espíritas, está "JK, Caminhos do Brasil" (Lachâtre, 2006), apresentado como depoimento do espírito do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976). Desde o fim do ano passado, a reportagem tenta ouvir o autor e a editora, mas eles não responderam ao pedido de entrevistas. Em janeiro, até o fórum teve dificuldades de localizar o autor de "O Voo da Esperança".

Os restos mortais da mãe de Carmem foram os últimos a serem identificados. Professora aposentada, ela morava em São José do Rio Preto e tinha viajado ao Sul com as duas netas. Em enquete realizada pela Livraria da Folha, 58% dos votos eram contra a retirada do livro de circulação. Nos últimos meses, livros com histórias espíritas ganharam destaque no mercado devido ao centenário de Chico Xavier, médium famoso por suas cartas psicografadas.

 
Voltar ao topo da página