Livraria da Folha

 
26/05/2010 - 16h39

Em "Viagens & Viajantes", estudioso investiga "alma" de quem viaja

da Livraria da Folha

Divulgação
Viagens e Viajantes 1a. edição, 2010 Silvio Lima Figueiredo
Relatos de viagem revelam ambições e sonhos de viajantes

O que leva alguém a se lançar por países desconhecidos e viver uma aventura? O que motiva alguém a deixar o conforto em que vive para descobrir novas realidades? E o que faz com que esses viajantes transportem para o papel o que viveram?

Silvio Lima Figueiredo, doutor em comunicação pela ECA/USP e autor de "Viagens & Viajantes" investiga essas questões por meio de relatos feitos por viajantes, exploradores e naturalistas. Stendhal, Debret, Mário de Andrade, Machado de Assis e Che Guevara tem seus relatos ou opiniões sobre viagens apontadas e contextualizadas na obra.

Outros textos ampliam as discussões sobre o tema e um quadro organizado cronologicamente com nomes de grandes viajantes, naturalistas e exploradores traz informações sobre grandes viagens.

Leia trecho:

*

Outro viajante brasileiro foi Mário de Andrade que na décade de vinte, século XX, percorreu várias cidades do interior e litoral brasileiro, coletando informações sobre o folclore e a cultura tradicional popular:

"Pois é, estou de viagem marcada pro norte. Vou na Bahia, Recife, Rio Grande do Norte onde vive um amigo do coração que no entanto nunca vi pessoalmente, o Luís da Câmara Cascudo. é um temperamento estupendo de sujeito, inteligência vivíssima e ainda por cima um coração de ouro brasileiro. Gosto dele. Ele me arranja duas conferências no norte, uma em Recife e outra em Natal. Com os dois contecos que levarem daqui a viagem se paga e eu fico conhecendo o Nordeste. Só que você deve perder a esperança de um poema gênero Noturno ou Carnaval. O tempo dessas coisas já passou estou de novo reconciliando com a inteligência".

A viagem foi inesperada, e sua decisão também, as características do viajante aí se apresentam, apesar do título da obra ser "Turista Aprendiz", como explica em carta a Manuel Bandeira:

"Estava planejando dar um pulo até Pouso Alegre ver você, porém de sopetão de domingo para cá minha vida deu um salto-mortal danado. Creio que vou pro norte mês que vem, numa bonitíssima duma viagem. Dona Olívia faz tempo que vinha planejando uma viagem pelo Amazonas adentro. E insistia sempre comigo para que fosse no grupo. Eu ia resistindo, resistindo e amolecendo também. Afinal, quando tudo quase pronto, resolvi ceder mandando à merda esta vida de merda. Vou também. Isto é, ainda não sei se vou, só falta saber o preço da viagem. Se ficar aí por uns quatro contos, vou, se ficar pra cima de cinco não vou. Tenho que emprestar dinheiro pra ir e isso vai me deixar a vida bem difícil depois e os projetos no tinteiro"

*

"Viagens & Viajantes"
Autor: Silvio Lima Figueiredo
Editora: Annablume
Páginas: 326
Quanto: R$ 48,00
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página