Livraria da Folha

 
25/05/2010 - 10h11

Dia da Toalha homenageia autor de "O Guia do Mochileiro das Galáxias"

da Livraria da Folha

Não estranhe se encontrar alguém levando uma toalha pela rua a cada 25 de maio. Neste dia os fãs do escritor inglês o homenageiam comemorando o Dia da Toalha.

Divulgação
Fãs homenageiam Douglas Adams com bom humor no Dia da Toalha
Fãs homenageiam Douglas Adams com bom humor no Dia da Toalha

Autor da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias", Adams é conhecido pelo sarcasmo e pelo humor sutil em seus textos. De um robô maníaco-depressivo à necessidade do governante ser idiota, os livros criticam diversos pontos da sociedade moderna.

O escritor morreu no dia 11 de maio de 2001, aos 49 anos, de um ataque cardíaco. Seus fãs decidiram prestar uma homenagem a sua memória, mas demoraram para se organizar e a data escolhida foi o dia 25, duas semanas depois.

A ideia era fazer um evento bem-humorado como Douglas Adams, e os organizadores do evento buscaram no mais famoso livro do britânico o tema. Na história de Ford Perfect e Arhtur Dente, a toalha é o objeto mais importante que você pode levar ao se aventurar pelo espaço. Isto é citado no primeiro volume da série, composta por "O Guia do Mochileiro das Galáxias", "O Restaurante no Fim do Universo", "A Vida, o Universo e Tudo Mais", "Até Mais, e Obrigado pelos Peixes" e "Praticamente Inofensiva". Leia abaixo o trecho que explica a importância da toalha:

"O Guia do Mochileiro das Galáxias faz algumas afirmações a respeito das toalhas.

Divulgação
Primeiro volume da série inspirou o tema para a celebração do escritor
Primeiro volume da série inspirou o tema para a celebração do escritor

Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kabrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha "acidentalmente perdido". O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está a sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.

Daí a expressão que entrou na gíria dos mochileiros, exemplificada na seguinte frase: "vem cá, você sancha essa cara dupal, o Ford perfect? Tai um mingo que sabe onde guarda a toalha." (Sancha: conhecer, estar ciente de, encontrar, ter relações sexuais com; dupal: cara muito incrível; mingo: cara realmente muito incrível)".

Depois de 2001 os fãs pensaram em mudar a data, mas acabou mantendo-se a data do primeiro Dia da Toalha. A comemoração, que consiste em cada um sair de casa com sua toalha e a utilizar da maneira que achar melhor, vem sendo repetida desde então e espalhou pelo mundo.

Em 2006, o mesmo dia foi utilizado para celebrar o Dia do Orgulho Nerd por coincidir com a première do primeiro filme da série "Star Wars", "Star Wars IV: Uma Nova Esperança", em 1977.

 
Voltar ao topo da página