Livraria da Folha

 
02/06/2010 - 17h10

França abre temporada de festas medievais e revive antigos mercados europeus

ARIADNE ARAÚJO
Especial para a Livraria da Folha, em Paris

Ariadne Araújo
França dá início à temporada de festas com referências medievais, nos arredores de Paris
Com chegada do verão no hemisfério norte, França dá início à temporada de festas com referências medievais

Sempre em moda, as festas medievais da Europa são de arrepiar. Em meio à multidão de turistas, vem lá um falso leproso e suas chagas de plástico. Na calçada, a perturbar as visitas, um duende traquino. De trás de uma árvore, um bruxo louco faz aparição sobre pernas de pau. A saltitar aqui e ali, bruxas aterrorizantes e fadinhas aladas que ensaiam, em vão, voos rasantes. Sustos temperados com bom humor e que dão uma atmosfera irreal a um cenário que de tão bem montado parece mesmo uma viagem no tempo. E, no entanto, você está com os pés bem fincados no agora e, por exemplo, na região de Île-de-France, nos arredores de Paris. Mas, sim, em plena lambança medieval.

Todos os anos, a época é justo esta, junho, mês das festas pagãs do solstício de verão. Dois dias de túnel do tempo - este ano serão nos 12 e 13 próximos. O interessante é entrançar por uma ou outra cidade da região, mas Provins, Patrimônio Mundial da Unesco, é passagem obrigatória. Lá a Idade Média dos livros e revistas estampa-se nas fachadas das casas, nas praças, nos prédios públicos, nas ruas e ainda na muralha que cerca a cidade. Nos dias de festa, também nas roupas, penteados, acessórios e transportes e utensílios dos moradores. Passam carroças de palhas, cavalos brabantes em trote nas pedras do calçamento, cabras leiteiras, porcos puxados na corda, galinhas assustadas.

Ariadne Araújo
Idade Média dos livros e revistas estampa-se nas fachadas das casas, revivendo o passado para turistas
Idade Média dos livros e revistas estampa-se nas fachadas das casas, revivendo o passado para turistas

Perder-se em meio a este mundo desconhecido é altamente recomendável. Mais ainda bebericar uma e outra taça de vinho local, fazer degustação dos queijos igualmente bons, em destaque o brie, feito ali, pelas mãos dos nativos. Igualmente apetitosos são os leitões assados na frente do freguês, girando lentamente sob o comando de uma manivela. Outras delícias mostram-se nas barraquinhas, é escolher qual apetece mais. E na hora em que o cansaço e o excesso de vinho derrubarem o sujeito, bom ter reservado quarto em hotel, em casa de morador, em albergues, tudo em dia com a decoração medieval. Hora de participar de um banquete também no estilo.

Divulgação
"Guia Visual França" traz roteiros ilustrados, mapas e quadros
"Guia Visual França" traz roteiros ilustrados, mapas e quadros

A tradição de trazer para o presente a realidade medieval está ligada à história da região, cujos importantes mercados de têxtil, couro, peles e temperos podem ser considerados uma das primeiras manifestações de uma economia europeia. Nestes pontos de comércio, reuniam-se mercadores de Itália, Espanha, da Flandria, Holanda, Inglaterra. Por isso, a festa tem esse ar de grande mercado ao ar livre. Mas hoje os negócios nos dois dias de festa misturam não mais comerciantes, mas músicos, atores, pintores, escultores, chefes de restaurantes, criadores de cavalos, treinadores de falcões e, claro, turistas. Centenas deles.

O mergulho neste ambiente medieval é tão embriagador quanto o vinho da região. O tema deste ano é "Jogos, contos e lendas" e promete, como de outras vezes, pegar o turista pelo braço da sedução e colocá-lo em contato com coisas que ele nunca viu, ouviu ou fez. Um falcão enorme pode vir pousar manso no seu braço. Um cavaleiro de armadura pode abraçá-lo sem aviso. Um celta sopra sua flauta justo em seus ouvidos. Não se preocupe. Ir à Idade Média de férias tem disso mesmo.

Ariadne Araújo
Turistas encontram nas ruas personagens que remetem aos tempos dos castelos e mercados medievais
Turistas encontram nas ruas personagens que remetem aos tempos dos castelos e mercados medievais

*

"Guia Visual França"
Editora: Dorling Kindersley
Páginas: 720
Quanto: R$ 97,00 (confira preço promocional)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página