Livraria da Folha

 
17/06/2010 - 11h12

Livro explica o porquê de "feira" nos nomes dos dias da semana

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro apresenta a origem etimológica de palavras do dia a dia
Livro apresenta a origem etimológica de palavras do dia a dia

Ao menos uma vez na vida todo mundo - ou quase - se perguntou o porquê de os nomes dos dias da semana virem acompanhados do termo "feira". O enigma, se não chega a fazer ninguém perder o sono, causa no mínimo curiosidade.

A origem da nomenclatura está relacionada a uma herança católica, explica o livro "Palavras e Origens", do mestre em literatura e doutor em filosofia Gabriel Perissé. Segundo o professor da Universidade Nove de Julho (Uninove) "feira" vem do latim "feria", que significa uma festa religiosa a ser comemorada.

Dividido em tópicos como alimentação, artes, música, saúde, esporte, televisão, política, o livro traz o significado de expressões dos provérbios populares e "palavras terríveis" como pêsames e estupro.

A obra explica também a origem etimológica dos nomes dos capítulos. Na parte dedicada a vida escolar, Perissé revela que a palavra escola vem do grego "skhoé", que significa "estar livre de" ou "descansar", ou seja, "quem estava na escola praticava o ócio, entregando-se, sem maiores preocupações, ao estudo".

 
Voltar ao topo da página