Livraria da Folha

 
20/06/2010 - 16h21

Duas adaptações disputam para levar "Dom Quixote" às telas

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra de Cervantes inspira diversos artistas, como a ilustração de Candido Portinari, e agora pode ter duas adaptações para o cinema
Obra de Cervantes inspira diversos artistas, como a ilustração de Candido Portinari, e agora pode ter duas adaptações para o cinema

Clássico da literatura espanhola, "Dom Quixote" pode ser alvo de uma corrida para levá-lo às telas.

Terry Gilliam, responsável pelas animações do programa do grupo Monty Phyton, tenta desde 2000 realizar sua versão da obra, "The Man Who Killed Don Quixote".

Problemas com o elenco, inundação, entre outros fizeram com que a produção fosse adiada.

Gilliam chegou a dizer que estava tudo pronto para filmar em 2009, mas Johnny Depp não pode participar. O ator estava cotado para viver Sancho Pança, companheiro de Dom Quixote, e pode ser deixado de lado pelo cineasta sendo substituído por Ewan McGregor.

Agora, o produtor Joel Silver aparece como o nome que a Warner Bros. quer para dirigir a sua própria adaptação. A ideia do estúdio é seguir a linha do recente sucesso de adaptação, e também produzido por Silver, "Sherlock Holmes". O projeto foi descrito como algo parecido com "Piratas Do Caribe".

"Dom Quixote" foi publicado pela primeira vez no século 17, divido em duas partes. Parodiando os romances de cavalaria, Miguel de Cervantes, narra como um fidalgo espanhol enlouquece após ler estas histórias.

O homem parte, então, pelo mundo para viver a sua própria aventura, enquanto Cervantes satiriza os clichês deste tipo de narrativa. Um dos primeiros livros em língua europeia moderna, foi eleito em 2002 o melhor livro de todos os tempos.

 
Voltar ao topo da página