Livraria da Folha

 
22/06/2010 - 21h31

Edição de luxo celebra obras de Tom da Finlândia, pai do fetichismo gay

WILLIAM MAGALHÃES
da Livraria da Folha

Reprodução
Livro repleto de imagens eróticas é sonho de consumo de gays
Livro repleto de imagens eróticas é sonho de consumo de gays

Goran e seu parceiro Sven sonham em ser pais. Acabam de se mudar para um bairro em subúrbio da Suécia e pretendem adotar uma criança. Um erro causado por uma vírgula fora de lugar no ofício faz com que um jovem de 15 anos seja enviado pelo serviço social até a residência do casal gay no lugar de um bebê de um ano e meio.

Enquanto espera que o mal-entendido se resolva, o adolescente - que tem um histórico de pequenos crimes e alguma rebeldia - começa a investigar a casa. Depara-se, então, com um livro do artista Tom of Finland. Folheando as páginas, o jovem se choca com as imagens em que homens musculosos aparecem fazendo sexo com membros enrijecidos e protuberantes.

A cena está em "Patrik 1,5", comédia em cartaz em algumas cidades do país desde a última sexta-feira (18), e é bastante emblemática. Também pudera, Tom da Finlândia é referência para 10 entre 10 gays ligados em arte homoerótica e está entre os preferidos do público GLS.

Divulgação
Patrik 1.5
Em "Patrik 1,5" adolescente se depara com livro repleto de imagens eróticas do artista finlandês

Tom da Finlândia é o apelido de Touko Laaksonen, nascido no país em 1920 e morto em 1991. Considerado o mestre do fetichismo gay, o artista ganhou fama retratando homens musculosos em situações altamente eróticas, em tons ora em preto e branco ora em colorido.

As imagens criadas por Tom da Finlândia compõe um universo próprio. É constante em sua obra cenas de orgias e a retratação de um prazer intenso sob a ótica do sadomasoquismo.

A maior parte de sua obra está compilada em "Tom of Finland XXL" uma edição de luxo, lançada pela editora Taschen e organizada pela influente Dian Hanson, responsável por outros títulos de sucesso como "The Big Butt Book" , "The Big Book of Legs", "The Big Book of Breasts" e "The Big Penis Book".

Como diz o título, Tom of Finland XXL" é um livro extragrande. Possui mais de 600 páginas e pesa 3,5 kg. O superlativo é justificável. São mais de 40 cm de altura e mais de mil imagens reproduzidas, sendo uma boa parte delas inéditas - a partir de uma extensa pesquisa na Europa e nos Estados Unidos por meio da instituição que leva seu nome, a "Tom of Finland Foundation".

O volume abrange as seis décadas da carreira do artista finlandês e mostra também um lado sensível e romântico do autor.

Veja trecho

*

Reprodução
Reprodução

*

"Tom of Finland XXL"
Autor: Dian Hanson (Org.)
Editora: Taschen
Páginas: 668
Quanto: R$ 939,00 (confira preço especial)
Onde comprar: 0800-140090 ou na "Livraria da Folha"

 
Voltar ao topo da página