Livraria da Folha

 
24/06/2010 - 18h05

Autor de "O Chefe" fala sobre "maior escândalo de corrupção do Brasil"; ouça

FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha

Divulgação
Livro revela detalhes do mensalão, escândalo que abalou o governo
Baseada em uma fotografia, a capa foi ilustrada por uma artista de rua
Divulgação
Ex-petista, Ivo Patarra organizou todo o material produzido durante os 13 meses
Ex-petista Ivo Patarra compilou cronologia do escândalos políticos

Durante cinco anos, o jornalista Ivo Patarra recolheu e editou o material produzido durante os 403 dias do escândalo do mensalão. O resultado da pesquisa está no livro "O Chefe", uma publicação independente.

Patarra é ex-petista, foi assessor de comunicação social da ex-prefeita Luiza Erundina (gestão 1989-1992), também ex-petista. Trabalhou nos jornais Folha, "Folha da Tarde", "Diário Popular" e "Jornal da Tarde".

Em entrevista exclusiva para a Livraria da Folha, o autor diz ter se decepcionado com o partido após os escândalos de corrupção, pois o PT prometeu por 20 anos fazer política com honestidade. O partido acabou protagonizando "o maior escândalo de corrupção que se tem notícia no Brasil em todos os tempos", afirmou.

O volume sintetiza o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público, Polícia Federal, Comissões Parlamentares de Inquérito, Congresso Nacional, Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União, Tribunal Superior Eleitoral e apurações realizadas pela imprensa nacional.

Ivo2

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Na segunda parte da entrevista, Patarra revelou qual foi o momento que mais o chocou durante as investigações.

Para o autor, o fato de as acusações terem iniciado por uma divergência de interesses entre os envolvidos é um evento raro e crucial para história, devido a sua característica incomum.

O livro também aborda o caso Celso Daniel, prefeito de Santo André assassinado em 2002, o pedido de prisão de Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda, e o medo do impeachment. Ouça.

Ivo1

*

"O Chefe"
Autor: Ivo Patarra
Páginas: 460
Quanto: R$ 39,92
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página