Livraria da Folha

 
29/06/2010 - 07h04

Rebelião de Vila Rica completa 290 anos; conheça a história

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

No dia 29 de julho de 1720, iniciou-se a Rebelião de Vila Rica, também chamada de Revolta de Filipe dos Santos. A insurgência foi precursora da Inconfidência Mineira, que iniciaria décadas mais tarde.

Este movimento foi resultado do aumento de impostos cobrados por Portugal durante o período denominado como Ciclo do Ouro. A insatisfação entre os nativos era generalizada.

O fazendeiro Filipe dos Santos Freire, homem que conquistou o respeito das classes mais baixas e da burguesia urbana de Vila Rica, liderou o movimento.

Divulgação
Dicionário traz calendário com as mais importantes datas do Brasil
Dicionário traz calendário com as mais importantes datas do Brasil

A rebelião se sustentou por poucos dias. Filipe dos Santos foi enforcado e esquartejado em 16 de julho.

Conheça a estante sobre história do Brasil

O ensino de história não está mais voltado para a memorização de nomes e datas. Porém, para a professora Circe Bittencourt, "queiramos ou não, as datas são suportes da memória. Essa consideração é fundamental e realista. E, para nós, constitui uma forma de pensar sobre elas e sobre seu papel na constituição de um tempo histórico."

O livro "Dicionário de Datas da História do Brasil" (Contexto, 2007), organizado por Bittencourt, pode ser lido na sequência do calendário (por mês e dia), por ano, por tema. O volume foi escrito por uma equipe de especialistas de todo o Brasil. Leia, abaixo, um trecho da introdução.

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".

*

As datas históricas, assinaladas por dia, mês e, geralmente, ano, foram indicadas por autores especializados, oriundos das mais diversas instituições do país. Para a redação dos verbetes, procuramos historiadores e outros cientistas sociais que tivessem condições de mostrar o significado dessas datas por meio do que houvesse de mais atualizado na historiografia brasileira sobre cada tema. Não se trata simplesmente de exaltar a importância da data, ou de negar tudo o que já se tenha sido escrito a respeito dela, mas de oferecer ao leitor o "estado da arte", o ponto em que os estudos estão no momento atual. Daí este livro ser útil tanto para professores e alunos, como para responsáveis por políticas públicas, educadores, jornalistas e historiadores.

E, claro, poderia haver uma última indagação: por que apenas 65 datas? Existem outras tantas rememoradas, pouco conhecidas em âmbito nacional, que mereceriam estar compondo a lista dos verbetes. Sem dúvida, para quem fizer essa pergunta, a resposta é de que tem toda a razão. Os limites, entretanto, existem tanto para a produção de um verbete - produção não muito simples, por se tratar de uma síntese delimitada por pouco espaço - quanto para abarcar um sem-número de datas representativas de nossa sociedade em sua rica diversidade.

Um livro como este implica escolhas, e é o que fizemos e a responsabilidade assumimos. Estas que aqui estão ficam para marcar o momento da produção de uma memória histórica que pretende estar à disposição de amplo e variado público. Esperamos que nosso esforço conjunto (organizadora, autores, editora) tenha resultado num livro útil para todos.

*

" Dicionário de Datas da História do Brasil"
Organizadora: Circe Bittencourt
Editora: Contexto
Páginas: 304
Quanto: R$ 39,92
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página