Livraria da Folha

 
01/07/2010 - 07h04

Naturalista francês foi o primeiro a formular uma teoria da evolução

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Nascido na França no primeiro dia de agosto de 1744, Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck, contribuiu para o desenvolvimento da ciência e foi o primeiro cientista a formular uma teoria da evolução.

Membro de uma família marcial da baixa nobreza, Lamarck estudou no seminário jesuíta de Amiens e também se dedicou a carreira militar. Após um ferimento, passou a estudar medicina, meteorologia e botânica.

Divulgação
Lamarck entrou para a história como o autor da teoria evolutiva errada
Lamarck entrou para a história como o autor da teoria errada

"Flore Française", seu primeiro livro, foi publicado em 1778 e lhe rendeu a indicação para o Museu Nacional de História Natural.

Com suas teorias desacreditadas e sem receber o devido reconhecimento, Lamarck morreu no dia 28 de Dezembro de 1829, em Paris. Hoje, o francês é considerado um dos pais da biologia.

Conheça a estante dedicada às ciências biológicas

"Evolução em Quatro Dimensões" (Compania das Letras, 2010), escrito por Eva Jablonka e Marion J. Lamb, revê as teorias do injustiçado naturalista.

Para as autoras, o darwinismo deveria incorporar algumas ideias do lamarckismo. No exemplar, afirmam que as descobertas recentes da biologia molecular apresentam indícios evolutivos que estão além da seleção de variações casuais nos genes.

*

" Evolução em Quatro Dimensões"
Autor: Eva Jablonka, Marion J. Lamb
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 520
Quanto: R$ 47,20
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página