Livraria da Folha

 
24/10/2010 - 17h35

Crianças vão se divertir com sobrancelha e obras de Frida Kahlo

da Livraria da Folha

A intrigante artista mexicana, "Frida Kahlo" (1907-1954), foi homenageada em diversas obras pela riqueza de suas obras e também pela conturbada vida que levou ao lado do também artista "Diego Rivera". Por mais que fosse conhecida do público, sua arte ganhou destaque mundial com o lançamento do filme "Frida" (2002), com Salma Hayek no papel principal.

Ana Juan/Frida

Da Companhia das Letras, o livro "Frida" é voltado para o público infantil, que pretende conquistar e instigar a criançada a um mundo novo de cores e sonhos. Escrito por Jonah Winter, a obra também apresenta temas difíceis de serem abordados com os pequeninos, como a solidão e a morte, temas frequentes na obra de Frida.

D.R.© 2010 Banco de México en su carácter de Fiduciario en el Fideicomiso relativo a los Museos Diego Rivera y Frida Kahlo
Capa do livro de fotografias da artista mexicana (Cosac Naify)
Capa do livro de fotografias da artista mexicana (Cosac Naify) que reúne mais de 400 fotos do acervo pessoal

O livro mostra que, desde cedo, Frida encontrou no desenho e na pintura uma companhia, um modo de enfrentar as consequências da poliomielite e, posteriormente, de um grave acidente que iria marcar seu corpo para sempre. Seu reflexo em um espelho, que ficava ao lado da cama, tornou-se inspiração para as obras - muitas das quais, como se pode ver, são auto-retratos.

As ilustrações de Ana Juan também são fundamentais na construção da obra. As cores e formas buscadas pela artista são inevitavelmente influenciadas pela atmosfera mexicana e sempre presente de uma forma ou de outra nas obras de Frida.

A superação da dor através da arte é a mensagem central que a história de Frida nos passa. Para as crianças, trata-se de uma sensível porta de entrada para o universo artístico, mostrando a importância afetiva que a arte pode ter na vida.

*

"Frida"
Autor: Jonah Winter
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 32
Quanto: R$ 35
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página