Livraria da Folha

 
10/07/2010 - 13h07

Aeronáutica brasileira perseguiu óvnis em 1986; ouça ufólogo

FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Na noite do dia 19 de maio de 1986, por cerca de três horas, mais de 20 objetos voadores não identificados surgiram nos céus de quatro Estados brasileiros -- Goiás, São Paulo, Rio e Paraná--, despertando a atenção da Aeronáutica.

Os radares do Cindacta I (Centro Integrado de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo) captaram a presença dos objetos. A FAB (Força Aérea Brasileira) enviou caças Mirage e F-5 para interceptar e perseguir os invasores.

Divulgação
Petit é membro fundador da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU)
Petit é um dos responsáveis pela campanha "UFOs: Liberdade de Informação Já"

Chamado de "a noite oficial dos óvnis", o evento foi reconhecido pelos militares. O brigadeiro Octávio Júlio Moreira Lima, ex-ministro da Aeronáutica, confirmou os eventos em entrevista coletiva à imprensa no dia seguinte.

A notícia foi primeira página nos principais jornais e destaque nas emissoras de TV.

Em entrevista à Livraria da Folha, o ufólogo Marco Petit, coeditor da "Revista Ufo" e diretor do "Jornal Vimana", aponta para o fenômeno de 1986 como um dos mais relevantes para a ufologia mundial. Ouça.

Livraria 2

Divulgação
Livro documenta cerca de 400 casos de contato e experiências pessoais
Livro documenta cerca de 400 casos de contatos extraterrestres

Membro fundador da CBU (Comissão Brasileira de Ufólogos) e um dos responsáveis pela campanha "UFOs: Liberdade de Informação Já", Petit elogiou os avanços conquistados. O movimento provocou a abertura de aproximadamente 4.000 páginas de documentos públicos de interesse ufológico.

O pesquisador também é autor de diversos livros. Em "Ovnis na Serra da Beleza" conta o resultado de um dos estudos mais detalhados sobre o tema.

No livro, o ufólogo relata dezenas de ocorrências de contato narradas pela população local. A investigação iniciou-se em 1982 e durou aproximadamente dez anos. Escute a segunda parte da entrevista.

Visite a estante da Livraria da Folha dedicada à ufologia

Livraria 1

Visite o site do ufólogo http://www.marcopetit.com/.

 
Voltar ao topo da página