Livraria da Folha

 
13/07/2010 - 11h32

Premiado romance "Lendo no Escuro" será adaptado para o cinema

da Livraria da Folha

Divulgação
Premiado romance irlandês sobre o país está a caminho dos cinemas
Premiado romance irlandês sobre o país está a caminho dos cinemas

Tom Collins produzirá e dirigirá a adaptação de "Lendo no Escuro", de Seamus Deane. O roteiro já foi escrito por Ronan Bennet, responsável pelo texto de "Inimigos Públicos", também adaptado de livro.

Premiado, o romance possuiu tom autobiográfico e conta como um garoto cresceu em meio à situação política e social da Irlanda do Norte nas décadas de 1940 e 1950. Sua vida é acompanhada desde a infância até a adolescência, quando começa a desvendar mistérios de sua família.

O narrador-personagem desenvolve uma trama que une os conflitos religiosos existentes entre os operários católicos e os policiais protestantes, os atentados do grupo terrorista irlandês IRA, traidores, violência e morte.

O lado infantil não é deixado de lado, tendo lendas e fantasias contadas a partir de fábulas sobre a região que serve de cenário para a história. Publicado originalmente em 1996, foi a estreia de Deane na literatura e recebeu, no mesmo ano, o prêmio "The Guardian Fiction", foi indicado ao "Booker Prize" e escolhido como um dos livros importantes do ano pelo "The New York Times"

Ainda não há elenco definido.

 
Voltar ao topo da página