Livraria da Folha

 
15/07/2010 - 18h44

HQ "O Gato do Rabino" trata debate religioso com bom humor e poesia

da Livraria da Folha

Reprodução/Reprodução
"O Gato do Rabino" discute o judaísmo com bom humor e poesia
"O Gato do Rabino" discute o judaísmo com bom humor e poesia

O bicho de estimação do rabino seria um animal comum, se de repente não desembestasse a falar depois de engolir um papagaio. Para complicar, o felino está apaixonado por Zlabya, a filha do religioso, e para poder ficar com ela, está disposto a realizar o seu bar mitzvah (cerimônia de passagem à vida adulta, que os garotos judeus têm aos 13 anos.). É a partir dessa trama principal que se desenrola o primeiro volume de "O Gato do Rabino", do quadrinista francês Joann Sfar.

O desafio do bichano, dono de um humor mordaz, será convencer seu mestre e o rabino de seu mestre de que as leis de Deus para os homens devem ser as mesmas para um animal falante.

Esperto e irônico, o gato vai pouco a pouco, contestando com argumentos filosóficos muitas das tradições judaicas até a irritação de seu amo chegar ao limite, o que não abala a amizade dos dois personagens, muito ligados um ao outro.

A história se ambienta na Argélia do início do século 20. Os traços simples e expressivos de Sfar homenageiam os pintores argelinos do período.

Com uma narrativa fluída e diálogos poéticos e inteligentes, as páginas coloridas de "O Gato do Rabino", venderam mais de 200 mil exemplares na França. A publicação ganhou o Eisner Awards (o Oscar dos quadrinhos) de melhor HQ estrangeira em 2006 e o prêmio do juri do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême (na França).

Reprodução/Reprodução
No segundo volume, o gato deverá impedir o casamento de Zlabya.
No segundo volume, o gato deverá impedir o casamento de Zlabya.

O segundo volume da série, "O Gato do Rabino - O Malka dos Leões" tem um tom mais dramático e sensível. Dessa vez o felino precisa quer impedir o casamento de Zlabya com um rabino forasteiro.

No entanto, o animal perde o dom da palavra por pronunciar em voz alta o nome de Deus (considerado um pecado grave no judaísmo) enquanto ajuda o seu mestre a passar em uma prova de francês.

"O Gato do Rabino" foi adaptado para os cinemas pelo próprio autor. O filme de animação está em fase de pós-produção. A série tem mais três volumes, "L'exode", "Le Paradis Terrestre" e "Jérusalem d'Afrique", ainda não lançados no Brasil.

Joann Sfar tem origem judaica e também é autor do infantil "O Pequeno Vampiro Vai à Escola".

*

"O Gato do Rabino"
Autor: Joann Sfar
Editora: Zahar
Páginas: 48
Quanto: R$ 39,90 (veja preço promocional)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

*

"O Gato do Rabino - O Malka dos Leões"
Autor: Joann Sfar
Editora: Zahar
Páginas: 48
Quanto: R$ 39,90 (veja preço promocional)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página