Livraria da Folha

 
05/08/2010 - 19h34

Torturadas e queimadas, mais de 100 mil pessoas já foram acusadas de bruxaria

da Livraria da Folha

Divulgação
História da Bruxaria 1a. edição, Jeffrey Burton Russell, Brooks Alexander Aleph
Livro conta a misteriosa e controversa história da bruxaria

"Se você perguntar a seus conhecidos o que é uma bruxa, provavelmente eles lhe dirão que bruxas não existem. Bruxas, afirmarão eles, são personagens imaginários, representados como velhas horrorosas, com verrugas no nariz, chapéus compridos e pretos em formato de cone, montadas em cabos de vassoura, que criam gatos pretos e dão gargalhadas malignas, bastante parecidas com cacarejos".

Assim começa o livro "História da Bruxaria" , de Jefrey Russel e Brooks Alexander.

De fato, bruxas estão entre as entidades mais populares do imaginário popular. Da mesma forma que dragões, alienígenas, lulas gigantes e papai Noel, as bruxas fazem parte de contos de fada e lendas urbanas que por séculos se fazem personagens presentes em nossa cultura.

O primeiro plano do livro é decifrar este enigma: o que é uma bruxa? Seriam as que apareceram na "A Branca de Neve", em "O Mágico de Oz" ou seriam as histéricas do século 19 que, por apresentarem problemas psicológicos incompreendidos pelos médicos da época, eram xingadas e queimadas vivas acusadas de serem bruxas? Para os autores do livro, provavelmente, nenhuma bruxa, em algum tempo, jamais tenha tido as características desses estereótipos.

Divulgação
Bruxa malígna do filme "A Bela Adormecida", clássico infantil que assusta gerações
Bruxa malígna do filme "A Bela Adormecida", clássico infantil que assusta gerações

"Todavia, bruxas existem realmente. De fato, a bruxaria é considerada como uma religião de pleno direito por numerosas instituições, inclusive as forças armadas e o sistema legal dos Estados Unidos."

Mesmo que pareça brincadeira ou uma forma torta pedagógica para assustar crianças, a bruxaria é assunto sério. Basta levantar alguns números - como os pesquisadores fizeram - e constatar que durante a "caça às bruxas", a maioria das perseguições a elas foi realizada localmente e dirigida também por autoridades civis (além das eclesiásticas).

"Durante as perseguições às bruxas, entre 1450 e 1750, aproximadamente 110 mil pessoas foram torturadas, sob a acusação de bruxaria, sendo que 40 mil a 60 mil delas foram executadas", relata o livro. "Além disso, o número de bruxas e bruxos modernos vem crescendo enormemente, desde a década de 1960, e a bruxaria, hoje, deve ser tratada como um importante fenômeno religioso."

O estudo a respeito das bruxas é cada vez mais sério, e a "História da Bruxaria" busca elucidar todos os conceitos e desvendar, de vez, tudo sobre estas fascinantes personagens.

*

"História da Bruxaria"
Autor: Brooks Alexander, Jeffrey Burton Russell
Editora: Editora Aleph
Páginas: 232
Quanto: R$ 49,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página