Livraria da Folha

 
09/08/2010 - 20h55

Para ocultismo, número 13 representa "A Morte" e a renovação

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro reúne curiosidades esotéricas sobre números
Livro reúne curiosidades esotéricas e metafísicas sobre números

Agosto terá uma sexta-feira 13. Para os adeptos do ocultismo, o número 13 representa "A Morte" no tarô, um momento para transformação e renovação. É o que diz o livro "Números - As Pegadas da Divindade".

O volume foi escrito pelo consultor paulistano Ivan Newton Lima Guimarães, filiado à Loja Teosófica de São Paulo. Ele se debruçou sobre os números, em busca de linhas de raciocínio.

Ele cita o sábio matemático Pitágoras, para quem tudo o que existe no mundo é regido pelos números. São abordados os aspectos filosóficos e metafísicos dos números, mostrando o simbolismo esotérico do tarô, na arte, na ciência, na religião e na filosofia.

Os seis capítulos abrangem os significados dos números mais presentes no ocultismo: "As Cadeiras Numéricas (da unitária a decenária), "As Cadeias Superiores", "A Geometria e as Figuras", a "Numerologia "(números do destino, principal, da alma, da personalidade, poderoso, dos desafios, dos pináculos e análise das letras), "O Número e a sua história" e "Fatos e Curiosidades sobre Números".

Leia um trecho de "Números - As Pegadas da Divindade".

*

Treze: representa a transformação e a renovação; enfim, simboliza a mudança que muitas vezes traz insegurança ao homem. Nesse sentido, é tomado como um número de azar, uma ideia muito forte que é passada pelo arcano "A Morte" no Tarô, que significa uma modificação definida. Segundo os entendidos no assunto, qualquer transformação marcante está relacionada com esse símbolo pois no momento da morte o passado fica para trás. Desde uma mudança de algo físico, como a de residência, passando por mudanças de estado civil, de emprego todo um passado fica para trás. O comerciante da redondeza da antiga moradia, a antiga vida de solteiro, os antigos colegas e o antigo chefe. Tudo isso "morre" na vida de um sujeito que muda. Também no mundo psíquico, uma conversão significa o fim dos pecados.

*

"Números - As Pegadas da Divindade"
Autor: Ivan Newton Lima Guimarães
Editora: Madras
Páginas: 160
Quanto: R$
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página