Livraria da Folha

 
18/08/2010 - 10h59

"A Vaga É Sua" propõe caminhos para sucesso como jornalista; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
Guia dá sugestões para aspirantes e jornalistas em início de carreira
Guia dá sugestões para aspirantes e jornalistas em início de carreira

Lançamento da Publifolha deste mês, "A Vaga É Sua", das jornalistas Ana Estela de Sousa Pinto e Cristina Moreno de Castro, é um guia para quem sonha trabalhar como jornalista.

Há sugestões para escolha da faculdade, redação do currículo, informações sobre estágios e programas de treinamento, indicações sobre como organizar o trabalho de freelancer e dicas de preparação para os processos seletivos dos grandes veículos.

O livro traz também a avaliações de editores experientes sobre o que procuram quando vão contratar um jornalista. Entre as características, elas explicam que, para se destacar, é preciso evitar a preguiça, manter a curiosidade e a empolgação, ter gosto pela notícia, saber ouvir e cultivar o senso crítico.

Folhapress
Ana (esq.) e Cristina basearam obra nas dúvidas mais comuns do "Novo em Folha"
Ana (esq.) e Cristina basearam obra nas dúvidas mais comuns do "Novo em Folha"

"A Vaga É Sua" tem ainda depoimentos de profissionais consagrados, que contam como começaram e construíram suas carreiras. Entre eles, estão Boris Casoy, Juca Kfouri, Marcelo Tas, José Hamilton Ribeiro, Mílton Jung, Eliane Cantanhêde, Xico Sá e Laurentino Gomes.

Ana Estela de Sousa Pinto é referência ao se falar em primeiros passos na carreira de jornalista. Agrônoma, ela entrou na Folha depois de cursar o primeiro programa de treinamento do jornal, em 1988. Desde 1997 é responsável por coordená-los. Também é autora de "Jornalismo Diário: Reflexões, Recomendações, Dicas e Exercícios" (Publifolha).

Cristina Moreno de Castro participou da 45ª turma do Treinamento da Folha, em 2008. Trabalhou na Agência Folha e na editoria de Treinamento, onde colaborou com o blog Novo em Folha. Hoje atua no caderno Cotidiano, na Folha de S.Paulo.

Leia trecho introdutório sobre o perfil procurado pelos editores.

*

Uma das perguntas que nos fazem com mais frequência é "Qual o perfil de um bom candidato de jornalismo?". Nossa resposta é simples:

- Não existe.

Cada vaga é adequada a um tipo de jornalista diferente.

Um editor de jornal impresso pode estar precisando, a certa altura, de redator com grande experiência em fechamento, com texto exemplar e agilidade. Nesse caso, ele vai dar preferência aos currículos de quem já tenha trabalho naquela função em jornal diário (que tem uma dinâmica muito diferente de uma revista, site ou TV).

Em outro momento, pode querer um repórter "pau para toda obra", que possa cobrir desabamento pela manhã e educação à tarde. Nesse caso, talvez dê preferência a quem trabalhou em diversas áreas ou passou por mais de um tipo de veículo.

O jornal pode ainda ter acabado de abrir um caderno semanal sobre saúde e precisar de jornalistas especializados no tema. Nesse caso, pode se priorizar tanto repórteres experientes na cobertura desse tema quanto apostar em novatos que, embora nunca tenham pisado num jornal diário, tenham excelente formação em temas de saúde.

Independentemente, porém, das especificidades da vaga e das preferências do editor, há três elementos básicos que estão presentes num processo de seleção:

1. experiência - principalmente em três situações:
a) quando a equipe é muito pequena e o editor precisa ter certeza de que o contratado dará conta do recado;
b) quando a vaga é sênior, com salário maior e atribuições mais complexas;
c) quando o veículo e/ou o editor não podem ou não querem investir em treinamento;

2. potencial - principalmente quando a vaga é para iniciantes;

3. empenho e interesse - em qualquer situação.

Esses três blocos podem se traduzir em algumas características concretas:

  • entusiasmo;
  • conhecimento na área;
  • experiência na área;
  • flexibilidade e jogo de cintura;
  • otimismo e bom humor;
  • capacidade de aprender com os erros e críticas;
  • maturidade;
  • foco e metas;
  • solidariedade, capacidade de dividir conhecimentos;
  • capacidade de trabalhar bem em equipe (sem trabalho de equipe, um jornal não sai).

*

"A Vaga É Sua"
Autoras: Ana Estela de Sousa Pinto e Cristina Moreno de Castro
Editora: Publifolha
Páginas: 176
Quanto: R$ 26,91 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página