Livraria da Folha

 
22/08/2010 - 16h50

Nerds atraem mais público que Meg Cabot na Bienal de São Paulo

FERNANDA CORREIA
da Livraria da Folha

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Quando os ingressos para a palestra de Eduardo Spohr, às 15h do sábado (21), esgotaram logo pela manhã, a fila para a sessão de autógrafos se formou no estande da editora Record na 21º Bienal do Livro de São Paulo.

O escritor bateu o recorde de público pertencente à Meg Cabot na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2009. A organização da editora estima que mais de mil pessoas tenham esperado pelos corredores do Anhembi.

Meia hora antes do bate-papo com os fãs, o número de pessoas que aguardava já espantava os funcionários do estande. Aqueles que não conseguiram um convite para o evento já se preveniram para conseguir um autógrafo no seu exemplar de "A Batalha do Apocalipse".

Fernanda Correia
Fila para autografar "A Batalha do Apocalipse"; editora estima que mais de mil pessoas passaram pelo estande
Fila para autografar "A Batalha do Apocalipse"; editora estima que mais de 800 pessoas passaram pelo estande

Raíssa Castro, editora de Spohr, disse que esperava um número alto de pessoas, mas não tão grande. Até mesmo a venda dos livros, que colocaram o autor na lista dos mais vendidos de ficção rapidamente, foi uma surpresa. Os exemplares vendidos na Bienal no sábado eram parte da 4ª edição.

Lançado de forma independente, "A Batalha do Apocalipse" fez sucesso através do site Jovem Nerd, dos amigos do escritor. Quase 5 mil cópias foram vendidas rapidamente na loja online, deixando alguns dos fãs sem o exemplar.

Foi o caso de Andréia Wippich, 27, e Dayane Carvalho, 20. As duas conheceram o livro através do site, mas não conseguiram garantir um volume. Para Andréia o sucesso aconteceu pela identificação com o público "nerd", mas também por ser um livro completo. Ela compara a obra de Spohr com o texto de J.R.R. Tolkien em "O Senhor dos Anéis", que precisa ser lido com calma pela riqueza de detalhes.

As amigas creditam a presença de tantas pessoas à simpatia de Eduardo, que responde a emails de fãs e mensagens no twitter. O escritor reserva um dia em sua agenda para dar atenção a todos os que lhe escreveram, e sua preocupação com o público fez com que atendesse até o último da fila.

Existem também aqueles que descobriram o livro por acaso. Bruno Ribeiro, 25, gosta de histórias que tenham os anjos como tema, mas que não sejam religiosos. Procurando por novos títulos, descobriu "A Batalha do Apocalipse" aproveitou a oportunidade para adquirir um exemplar e conhecer o autor.

Tiago Santos, 23, e Renan Oikawa, 24, apostam no sucesso de outros títulos que os amigos vieram a lançar. "Eles convocaram o público e olha aí, veio todo mundo", disseram.

 
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