Livraria da Folha

 
30/08/2010 - 19h12

Perdida em Toscana, Fernanda Montenegro foi salva por Tony Ramos, à maneira de 007

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro apresenta Toscana sob ponto de vista de astros da rede Globo
Livro apresenta Toscana sob ponto de vista de astros da rede Globo
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O guia turístico "Passione: Um Roteiro Pela Toscana" (BEI, 2010) reúne depoimentos do elenco principal da novela da rede Globo sobre a charmosa região da Toscana (no centro da Itália), local onde foram gravadas as tomadas internacionais do folhetim.

Em uma das histórias, a atriz Fernanda Montenegro conta seu passeio em San Quirico, quando perdeu o transporte de volta e foi "socorrida" pelo colega Tony Ramos (veja trecho abaixo).

Márcio de Souza/TV Globo
Fernanda Montenegro passeia por Toscana no intervalo das gravações de "Passione"
Fernanda Montenegro passeia por Toscana no intervalo das gravações de "Passione"

Já o ator fala bastante de sua admiração pela cultura e pelo cinema italiano. "O que me levou à Itália, eu tenho certeza, foi o neorrealismo. Foi a identificação que tive com o cinema italiano, com os grandes diretores do pós-guerra: de Vittorio de Sica a Fellini, de Rossellini a Mario Monicelli, de Steno a nomes da atualidade. Sempre fiquei atrelado a essa cultura que conheci no cinema."

O volume reúne os melhores passeios e detalhes da história, culinária, arquitetura e do modo de vida do lugar. No livro, cada um dos atores, entre Mariana Ximenes, Aracy Balabanian, Reynaldo Gianecchini, Tony Ramos e Fernanda Montenegro, dividem suas impressões com os leitores.

A obra tem ainda indicações de passeios como museus, igrejas, espaços públicos e restaurantes e uma seleção de receitas dos pratos típicos da região, como "panzanella con insalata" (aprenda a preparar), "pappa al pomodoro" e "linguini alla sporcellata", cada uma com uma sugestão de vinho para combinar.

*

Fernanda Montenegro
Bete Gouveia, em Passione

Eu, Lidiane (mulher de Tony Ramos) e Carmen (minha produtora) vínhamos a pé por uma estradinha, em San Quirico, a caminho do hotel, pedindo carona, e o Tony apareceu para nos salvar. Preocupado com a nossa demora, ele ligara para Lidiane e ficara sabendo o que tinha ocorrido: havíamos dispensado o táxi para ficar mais à vontade durante o passeio pela cidade e, quando nos demos conta, não havia carro para nos levar de volta. Tivemos de andar uns 2 quilômetros naquele descampado lindo, até que o Tony veio nos resgatar, feito um 007 em ação. A Toscana, para mim, é sempre uma grande e divertida aventura, desde a primeira vez que estive lá - há mais de trinta anos, quando conheci cidades como Florença (p. 89) e Arezzo (p. 56) - até agora, revendo Pienza, uma de minhas favoritas.

Sentindo-se em casa

É uma festa ir à Itália. A qualquer lugar. Não é uma visão romântica. Acho que, depois do nosso país, não há outro como a Itália. Uns países são bons, mas são soturnos, tristes; outros são empafiados; outros ignoram o visitante; em outros, ainda, você só se incomoda. Mas, na Itália, não. Eles recebem você. A Itália teve o Renascimento, que fez dela novamente uma potência cultural, e transfere essa cultura para nações e nações. Nós todos temos consciência disso, e eles também.

As gravações de Passione foram minha quarta incursão pela região da Toscana. A primeira foi quando meus meninos eram pequenos. Saímos de Florença e conhecemos San Gimignano, Siena e Arezzo. Estive lá outra vez, anos mais tarde, também a passeio. Depois, voltei para gravar a novela Esperança, quando ficamos numa região entre a Toscana e Roma. Foi quando conheci Pienza, cidade deslumbrante, como sempre pequena, com um lado medieval.

Numa volta das gravações de Esperança, paramos ali e comemos um ravióli até hoje inesquecível. Eis que, agora, durante as filmagens de Passione, adiante de San Quirico, lá está Pienza, de novo. Minha primeira sugestão é para que, se passarem por lá algum dia, não deixem de visitá-la. Desta vez, comprei ali um colar de coral num antiquário pequeno, lindo.

*

"Passione: Um Roteiro Pela Toscana"
Autores: BEI
Editora: BEI
Páginas: 176
Quanto: R$ 31,20 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página